quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Ônibus elétrico puro do ABC é apresentado oficialmente

Ônibus elétrico puro deve começar a operar experimentalmente no segundo semestre do ano que vem, de acordo com a EMTU.
(Fonte da imagem: Divulgação - Blog Ponto de Ônibus)
ADAMO BAZANI – CBN: A região metropolitana vai contar com um ônibus articulado de 18 metros totalmente elétrico movido a baterias com tecnologia nacional.
O veículo, apresentado nesta terça-feira, não depende de fios, como trólebus convencionais, e nem de motor a combustão para gerar energia, como ocorre com os híbridos.
As baterias são carregadas quando o ônibus fica na garagem e dentro do terminal Diadema, durante as paradas.
O E-Bus foi produzido por uma parceria entre a fabricante de veículos com tecnologia não poluente Eletra, de São Bernardo do Campo, e Mitsubishi Heavy Industries e Mitsubishi Corporation.
De acordo com a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Uranos, é o primeiro ônibus articulado no mundo com esta tecnologia.
O veículo era um trólebus convencional que recebeu o sistema. O modelo, com capacidade para 150 pessoas, tem carroceria da Caio, modelo Millennium, com chassi O 500 UA – Mercedes Benz e motor elétrico WEG.
A Mitsubishi Heavy Industries desenvolveu a tecnologia das baterias e das estações de recarga. O sistema de tração é semelhante aos dos trólebus já feitos pela Eletra.
O ônibus será testado sem passageiros e deve começar a operar experimentalmente nos próximos dias, no Corredor ABD, no trecho que liga a cidade de Diadema à estação Berrini, da CPTM, na zona Sul de São Paulo, de acordo com a EMTU
CAPITAL PAULISTA:.
Na sexta-feira, começa a circular na cidade de São Paulo um outro ônibus elétrico puro que conta apenas com baterias.
Este veículo é de fabricação chinesa. Após os testes, devem vir no início do ano que vem duas unidades que atendem as configurações de carroceria exigidas pela SPTrans _ São Paulo Transporte.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.


Por: Daniel Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário