sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Av. Barão de Mauá terá faixa para ônibus

A partir do mês que vem, a Avenida Barão de Mauá ganhará faixa exclusiva para ônibus nos horários de pico.
(Fonte da imagem: Diário do Grande ABC)
FÁBIO MUNHOZ - DIÁRIO DO GRANDE ABC: A partir do mês que vem, a Avenida Barão de Mauá ganhará faixa exclusiva para ônibus nos horários de pico. A via, com extensão aproximada de cinco quilômetros, ligará dois terminais municipais de Mauá, o do Centro e o do Jardim Itapeva. O objetivo é dar mais fluidez ao transporte público no corredor, que é um dos mais congestionados da cidade. Atualmente, o município não tem nenhum espaço reservado para os coletivos.

Segundo o secretário de Mobilidade Urbana de Mauá, Paulo Eugenio Pereira Júnior, a faixa da direita da avenida, em ambos os sentidos, deverá ficar restrita aos coletivos municipais e intermunicipais entre 5h e 8h e das 17h às 20h. Nos demais horários, a via pode ser utilizada por todos os veículos, sem restrição.

O motorista de automóvel que circular pela faixa durante a vigência da proibição será autuado com infração leve, cuja multa é de R$ 53,20, e receberá três pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação). O sistema é semelhante ao implantado na Capital, onde, só neste ano, cerca de 270 quilômetros de vias foram reservados para o transporte coletivo.

“Inicialmente, vamos fazer um período educativo, quando não serão aplicadas multas. As autuações deverão começar a ser feitas depois de um mês”, garante Paulo Eugenio. Após a implantação, a Prefeitura fará análise do impacto provocado. Caso a avaliação aponte que a medida foi bem-sucedida, o modelo pode ser levado também à Avenida Castelo Branco, que liga a região central ao Jardim Zaíra. “Mas lá tem um problema: a via é muito estreita. Então, vamos ter que estudar com calma para ver se vale a pena”, pondera o secretário. Caso a administração municipal opte pela criação da faixa, a implantação deve ocorrer apenas no ano que vem.

MARGINAIS

A Prefeitura aguarda a liberação de verba federal, por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade para a construção de duas avenidas marginais. As vias serão paralelas à Barão de Mauá e à Castelo Branco. Paulo Eugenio estima que as obras possam ser iniciadas no fim do primeiro semestre de 2014.

O projeto prevê que as novas avenidas tenham corredores exclusivos para os ônibus. Diferentemente das faixas compartilhadas, as vias serão segregadas e ficarão reservadas ao transporte público durante todo o dia.

Sto.André ganhará 4 vias até janeiro

Em dois meses, Santo André deverá ter quatro faixas exclusivas para ônibus, que somarão cerca de 12 quilômetros. Serão criados espaços reservados para os coletivos nos eixos formados por avenidas como Dom Pedro I, Firestone, Artur de Queirós e Perimetral, e nas ruas Carijós, General Glicério e Luís Pinto Flaquer.

As vias do Centro deverão ficar prontas até a primeira quinzena de dezembro. Cerca de 181,1 mil passageiros serão beneficiados. O circuito terá 3,1 quilômetros e passará pelas vias Artur de Queirós, General Glicério, Queirós dos Santos, Firestone, Siqueira Campos e Luís Pinto Flaquer. A restrição será de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, entre 8h e 14h.
A faixa segregada da Perimetral também está prevista para ser implantada no início do mês que vem e terá os mesmos horários.

Já na Avenida Dom Pedro I e na Rua Carijós,a exclusividade será apenas no sentido Centro, entre 6h e 10h. A Prefeitura tem projeto de fazer, ao todo, 13 corredores de ônibus. Para isso, está finalizando detalhes para assinatura de contrato de financiamento com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) no valor de US$ 250 milhões – o equivalente a cerca de R$ 570 milhões.

Fonte: Diário do Grande ABC

Por: Igor Dias





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