segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Ônibus que operou pela Viação Estrela de Mauá agora vai circular pela Suzantur

Ônibus que operaram pela Viação Estrela de Mauá agora serão vistos prestando serviços na Suzantur. Primeiro veículo já está na garagem da empresa emergencial.
(Fonte da imagem: Adamo Bazani)
ADAMO BAZANI - CBN: Os ônibus da Viação Estrela de Mauá vão poder ser vistos de novo na cidade. Ao menos um veículo da companhia fundada por Baltazar José de Sousa e que desde o ano passado foi comprada por David Barioni Neto, ex executivo de Nenê Constantino, já está com o nome da Suzantur e prefixo novo.
Trata-se de um Volvo B 270 F, carroceria Mascarello, com pintura padrão de Mauá, semelhante à adotada pela Viação Cidade de Mauá, de Baltazar José de Sousa.
Segundo funcionários da empresa, mais veículos que eram operados pela Estrela de Mauá devem chegar. Por razões de segurança, eles não podem se identificar. Boa parte dos funcionários na Suzantur trabalhou na Estrela, inclusive empregados de cargo de coordenação.
A Viação Estrela de Mauá tentou judicialmente operar no lote 02, servido pela Leblon.
No final de 2012, alguns veículos da empresa chegaram a circular junto com a Leblon nas mesmas linhas, mas depois das férias do judiciário foram retirados por ordem da Justiça.
Mesmo disputando judicialmente o lote 02 e com o descredenciamento da Leblon, a Viação Estrela de Mauá não se manifestou para operar as linhas da concorrente, apresar da brecha.
A Prefeitura de Mauá descredenciou a Viação Cidade de Mauá e a Leblon alegando que as empresas quebraram cláusula de confiança por terem supostamente invadido os dados de bilhetagem eletrônica.
A sindicância que apontou para a suposta fraude teve parecer contrário da corredora do município, Thais Mianna, que recomendou a abertura de novo procedimento, e as empresas contestam judicialmente o documento.
A Suzantur, que opera com ônibus usados que eram da empresa Oak Tree, que faliu em São Paulo, chegou a prestar serviços nas linhas da Viação Cidade de Mauá, mas por ordem da Justiça do Amazonas foi impedida. Isso porque é de Manaus um processo de recuperação judicial de todo o grupo de Baltazar José de Sousa por causa da empresa Soltur. Um grupo em recuperação judicial não pode ter receitas comprometidas.
A Leblon tentar reverter decisão do presidente do TJ-SP, Ivan Sartori, que suspendeu o mandado de segurança que garantia a empresa operando. A empresa nega invasão a sistema de bilhetagem eletrônica
A prefeitura de Mauá nega que persegue empresas e o prefeito Donisete Braga diz que a intenção é melhorar os transportes com um novo modelo na cidade.
Boa parte dos vereadores que mais explicações da prefeitura sobre o descredenciamento das empresas e reclama que as mudanças foram feitas com poucas discussões
A Suzantur não se manifesta.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes.


Por: Daniel Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário