quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Prefeitura de Mauá recorre pela terceira vez em menos de três semanas contra a Leblon

Prefeitura de Mauá recorre de novo contra a permanência da Leblon
Já é a terceira tentativa de Donisete Braga desde 19 de outubro para retirar a empresa do Lote 02.

(Fonte da imagem: Adamo Bazani)
ADAMO BAZANI – CBN: Pela terceira vez, em menos de três semanas, o prefeito de Mauá, Donisete Braga, recorre à Justiça para a retirada da Leblon Transporte de Passageiros de Mauá.Ontem, a prefeitura de Mauá entrou com novo pedido ao presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ivan Sartori, para suspender a liminar que impede que a empresa emergencial Suzanrtur assuma as linhas operadas pela Leblon Transporte de Passageiros, empresa paranaense que assinou contrato com a prefeitura em 2010, após ter vitória na licitação reconhecida pela Justiça.
A ação da prefeitura vem no momento em que os serviços da Suzantur são alvos de críticas por parte da população.
Os ônibus foram colocados de forma improvisada. A quantidade de veículos, cerca de 30, é insuficiente para a demanda da cidade que conta com mais de 200 ônibus. Além disso, a Suzantur foi colocada às pressas e os ônibus ainda possuem os padrões operacionais da Capital Paulista, já que os veículos eram usados pela Oak Tree, companhia que faliu em São Paulo, após problemas trabalhistas e financeiros.
Os veículos possuem portas à esquerda inoperantes representando riscos para os passageiros, catracas no meio, dificultando a locomoção no interior e, alguns deles, são convencionais em linhas que precisam de articulado, o que tem causado transtornos, segundo os passageiros.
A prefeitura de Mauá descredenciou a Viação Cidade de Mauá, do lote 01, e a Leblon Transporte de Passageiros, do lote 02, com base numa sindicância que apontou supostas consultas irregulares ao sistema de bilhetagem eletrônica. As duas empresas foram multadas em cerca de R$ 20 milhões e declaradas pelo prefeito como inidôneas.
A sindicância é contestada na Justiça. Parecer da corregedora geral do município de Mauá, Thaís de Almeida Miana, assinado em 27 de junho deste ano, acatou os argumentos da empresa Leblon de que não houve invasões ao sistema de bilhetagem e sim consultas autorizadas pelo poder público. Ela sugeriu a realização de uma sindicância mais consistente.
O parecer foi ignorado pela administração de Donisete Braga.
O prefeito disse que pretende fazer uma licitação ainda em novembro e que quer reformular os transportes na cidade para melhorar os serviços.
A Viação Cidade de Mauá conseguiu uma liminar pela 5ª Vara de Acidentes de Trabalho da Justiça de Manaus que determinou a retirada dos ônibus da Suzantur das ruas e a remoção dos validadores das catracas para leitura dos cartões de transporte. A prefeitura não seguiu a determinação.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.


Por: Daniel Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário