quarta-feira, 13 de março de 2013

Passagem em Curitiba vai ser de R$ 2,85

Passagens de Curitiba aumentam para R$ 2,85
(Fonte da Imagem: Blog Meu Transporte)
ADAMO BAZANI – CBN: A partir desta quinta-feira, dia 14 de março, a tarifa de ônibus em Curitiba e nos 13 municípios que compõem a RIT – Rede Integrada de Transporte – passa dos atuais R$ 2,60 para R$ 2,85.

A tarifa técnica, segundo a Urbs, que representa os reais custos do sistema por passageiro será de R$ 3,13, contanto as integrações com os serviços metropolitanos.

O valor foi definido pela Urbs – Urbanização de Curitiba S.A., autarquia que gerencia os transportes na capital e região metropolitana.

O reajuste foi estipulado nesta terça-feira, dia 12 de março, depois do acordo entre motoristas e cobradores e empresas de ônibus quanto ao reajuste salarial e de benefícios da categoria.

Os funcionários dos transportes coletivos tiveram 10,5% de aumento nos salários. O salário de motorista foi de R$ 1503 para R$ 1660 por mês e o de cobrador passou de R$ 845 para R$ 933 mensais. A categoria conseguiu 50% de aumento no valor do auxílio alimentação, que passou para R$ 300 por mês e mais um abono salarial de R$ 300 a ser pago ao longo do ano.

Com o acordo, foi descartada a greve de motoristas e cobradores de ônibus de Curitiba e região metropolitana.

Apesar de não ser o único fator que define o valor das tarifas, o piso salarial da categoria é um dos principais itens de custos do sistema dos transportes.
TARIFAS AOS DOMINGOS E OUTROS VALORES

A domingueira, que é a tarifa paga no sistema aos domingos também aumenta de preço e passa de R$ 1 para R$ 1,50.

Já a passagem da linha Turismo, que permite visitação aos principais pontos turísticos de Curitiba em ônibus de dois andares com o segundo pavimento aberto, passa de R$ 27,00 para R$ 29,00.

A linha Circular Centro, que percorre as principais vias da região da cidade, passa a ter tarifa de segunda a sábado de R$ 1,70.
INDISPOSIÇÃO CONTINUA

A definição dos novos valores de tarifas de ônibus em Curitiba e Região Metropolitana não acaba com as polêmicas entre o Governador do Paraná, Beto Richa, e o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet.

Os ânimos se acirraram quando o governador disse que não vai renovar em maio os subsídios que eram usados para diminuir os impactos dos custos nos reajustes tarifários e para auxiliar na manutenção das integrações entre a capital e os ônibus da região metropolitana.

Richa disse que nunca o sistema de transporte urbano precisou de ajuda do estado, com exceção de agora, e que ele estuda reduzir o valor do ICMS – Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços sobre o diesel usado nos ônibus.

Fruet rebate e diz que a medida é insuficiente e que tentará, nem que seja por meios jurídicos, que o estado participe do financiamento de parte dos transportes, em especial em relação às integrações, que não beneficiam somente a capital, mas várias cidades do estado, em especial, da região metropolitana.

Após o fim dos subsídios, a diferença entre a tarifa técnica e a tarifa cobrada pelos passageiros deve ser coberta pelas prefeituras da região metropolitana, se não forem encontradas outras formas de custeio.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Fonte: Ônibus Brasil

Por: Daniel Santana

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