quarta-feira, 27 de março de 2013

Bilhete Único de Santo André em Maio diz Carlos Grana

R$ 3 milhões foi o investimento para Bilhete Único em Santo André que começa a vigorar em maio
.(Fonte da Imagem: Adamo Bazani)
ADAMO BAZANI – CBN: O prefeito de Santo André, Carlos Grana, entregou na Câmara Municipal, projeto de lei nº 007/2013 para a instituição do Bilhete Único em Santo André.
“O projeto de implantação do sistema foi entregue como decreto para evitar que o benefício seja anulado por questões políticas. Nosso intuito é que o Bilhete Único seja medida permanente de transporte público no município, e não de um único governo. Esta é uma conquista do povo de Santo André”, festejou o chefe do Executivo em nota enviada à imprensa..
A proposta já está com o orçamento aprovado pelo executivo e pode ser implantada em maio, quando acaba o prazo de adequação solicitado pelas empresas de ônibus. “Entendo que a implantação do Bilhete Único municipal é um desejo de todos os andreenses e a Câmara vai trabalhar a favor da implementação deste benefício aos usuários de transporte público. Acredito que a integração tarifária deve atingir proporção média de 8,1 mil viagens do total de percursos realizados no município hoje”, disse ainda em nota.
De acordo com estudos iniciais, a prefeitura vai buscar subsídios no sistema na ordem 6,8%, em torno de R$ 991 mil por mês. As empresas investiram cerca de R$ 3 milhões na aquisição de equipamentos e finalizam, agora, adequações técnicas.
“O Bilhete Único contará com o reforço de 50 novos ônibus que fortalecerá a operação, além de desafogar o trânsito, a partir da descentralização das integrações na região central e da adesão de maior número de passageiros, evitando mais veículos às ruas da cidade”, estima Grana.
Segundo dados da SA-TRANS (Santo André Transportes), a frota atual é de 396 ônibus, que operam em 48 linhas, executando uma média de 4,3 mil viagens nos dias úteis e cerca de 300 mil por mês.
A nota da prefeitura ainda explica como vai ser o funcionamento do Bilhete Único:
“ Com o pagamento de apenas uma tarifa, o usuário poderá utilizar mais de um ônibus ou linha para chegar ao seu destino por um período de até 90 minutos para ida. Pagando outra passagem, válida por igual período, o passageiro pode realizar trajeto de volta utilizando mais de um veículo/linha.
O sistema garantirá aos usuários redução de gastos com o transporte, além de agilizar o deslocamento, uma vez que não será mais necessário percorrer trechos a pé em busca de economia.
O controle biométrico – por meio das digitais – vai otimizar o sistema de bilhetagem eletrônica, eliminando fraudes, sobretudo aos passageiros que têm direito à gratuidade integral ou parcial, como estudantes, idosos e portadores de necessidades especiais.
A recarga dos créditos dos cartões poderá ser realizada em diversos locais, descentralizando o serviço antes possível apenas na AESA (Associação das Empresas do Sistema de Transportes), facilitando a adesão à bilhetagem eletrônica.
“Trata-se de uma mudança de lógica no transporte público de Santo André. A ideia é possibilitar uma futura readequação nas linhas atuais, a fim de não direcionar obrigatoriamente o usuário ao Centro da cidade, desafogando o trânsito nesta região”, esclareceu Grana.
O sistema foi formulado de forma a permitir, no futuro, uma integração metropolitana a partir da convergência do transporte regional com outras modalidades, como o Metrô (Linha 18), Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e a CPTM, ampliando a adesão de passageiros e beneficiando a população que se utiliza deste meio para se locomover.”
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes com informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Santo André

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

Por: Daniel Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário