domingo, 24 de março de 2013

Empresa de ônibus faz programa de conscientização no Dia Mundial da Água

Leblon Transporte tem sistemas de reuso de água para lavação dos ônibus. Mas além de ações diretas, empresa investe na conscientização dos funcionários para que cada um se torne multiplicador de boas práticas em prol do meio ambiente
(Fonte das Imagens: Adamo Bazani)
ADAMO BAZANI – CBN: Não é de hoje que se fala sobre a importância de consumir racionalmente a água pelo risco de falta para o consumo humano nos próximos anos.

Tanto é que em 1993, a Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas – ONU – estipulou a data de 22 de março como sendo o Dia Mundial da Água.

E no Diálogo Ambiental, promovido semanalmente pela Leblon em Mauá, na Grande São Paulo, o tema não poderia deixar de ser abordado.

Na ocasião, foi apresentado aos funcionários da empresa um vídeo que fala sobre o risco verdadeiro de escassez de água potável nas próximas décadas.

Isso porque há uma série de fatores que contribuem para que a cada tempo que se passa este risco se torne maior: a população mundial tem aumentado, hoje a estimativa são de 7 bilhões de pessoas no planeta, e o uso não consciente da água ainda é uma realidade em vários países, inclusive no Brasil.

Setenta por cento da superfície do planeta são cobertos por água. Mas 97,5% desta água são de oceanos, ou seja, água salgada que não pode ser consumida.

Apenas 2,5% da água no planeta são doce, mas boa parte desta quantidade está em geleiras, rios, lagos e lençóis subterrâneos de difícil acesso. Assim, restam para o consumo humano, menos de 1% de água disponível no planeta.

É muito pouco diante do uso inadequado e do crescimento populacional.

A Leblon afirma que faz sua parte na execução de suas atividades: as máquinas de lavação dos ônibus são dotadas de sistemas de reaproveitamento da água. E em vez de ser usada a água da rede pública, cujo tratamento é pago pela população, a Leblon em suas garagens em Fazenda Rio Grande, no Paraná, e em Mauá, na Grande São Paulo, possui sistemas aproveitamento de água da chuva ou de minas para lavar os veículos e o pátio.

Mas a empresa vai além. Muito mais que tomar atitudes na execução de suas tarefas, a companhia procura conscientizar os funcionários sobre os problemas para que cada um faça sua parte e se torne um multiplicador de diversas boas práticas.

Daí a importância do Diálogo Ambiental.

“A Leblon tem feito sua parte e nós como temos contribuído? Muitos podem estar pensando o que ganho com isso? Bom podemos começar pensando no seguinte: o que bebemos para matar a sede? O que utilizamos para nos higienizar? O que utilizamos para limpar nossas casas? O que utilizamos para limpar as frutas, verduras e outros alimentos? Se um dia acabar a água potável acha que iremos conseguir sobreviver? – disse Andreia Nakandakare, coordenadora do Sistema de Gestão Integrada da Leblon Transporte de Passageiros.

Algumas dicas que exigem hábitos simples foram relembradas aos funcionários.

Lavar o carro com mangueira desperdiça cerca de 500 litros de água, é uma caixa inteira. Procure usas baldes. Para lavar louça, ensaboe pratos, panelas e talhares com uma esponja úmida e só abra a torneira na hora de enxaguar.

O quintal pode ser varrido antes de ser molhado. Para lavar roupa e aproveitar bem a água, junte a maior quantidade de peças possíveis.

São hábitos que se tomados por cada um dia a dia podem trazer inúmeros benefícios ao ser humano, na preservação da água.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

ACOMPANHE O VÍDEO:


Fonte: Blog Ponto de Ônibus

Por: Daniel Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário