quinta-feira, 2 de maio de 2013

SPTrans poderá multar carros invasores

Ônibus em São Paulo. Fiscais da SPTrans poderão agora multar motoristas que invadem faixas e corredores exclusivos de ônibus, um tipo de desrespeito muito comum do motorista de São Paulo.
(Fonte da Imagem: Adamo Bazani)
ADAMO BAZANI – CBN: Fiscais da SPTrans – São Paulo Transportes, gerenciadora dos serviços municipais da Capital Paulista, poderão agora multar carros de passeio, motos e caminhões.Os primeiros 26 agentes autorizados a aplicar as sanções tiveram os nomes publicados no Diário Oficial do Município.
No entanto, os fiscais vão atuar punindo motoristas de carros de passeio, de caminhões e de utilitários, além de motociclistas, que invadirem as faixas ou corredores destinados exclusivamente para ônibus.
Até então, apenas os agentes da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego – tinham essa autonomia.
Os fiscais da SPTrans só multavam táxis sem passageiros ou ônibus não autorizados. Havia 680 funcionários que tinham também esta incumbência.
A medida visa diminuir o índice de desrespeito dos motoristas de carros particulares ao espaço do transporte coletivo.
Só neste ano, entre janeiro e março, foram aplicadas 107 mil 654 multas a quem transitou nas faixas. A média é de quase 1,2 mil por dia. Mas as multas representam apenas uma pequena parte do número de invasores
Outro objetivo é aumentar a velocidade dos ônibus. A entrada e saída de carros nos corredores e faixas prejudicam a maior parte das pessoas dentro dos ônibus, que contribuem para a mobilidade urbana e qualidade de vida, ao ajudarem na diminuição do trânsito e poluição usando o transporte público.
Quem invadir as faixas, recebe multa de R$ 53,20 e 3 pontos na Carteira Nacional de Habilitação, infração leve. Já quem invade corredor, é sujeito a multa de R$ 127,69 e 5 pontos na CNH, infração grave.
As multas valem inclusive para quem invadir as faixas que operam somente aos horários de pico.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

Por: Igor Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário