domingo, 5 de maio de 2013

Transportes em São Paulo: faixa de ônibus, multa no Largo Treze e Bilhete Único para Bicicleta

Mais um trecho da Avenida Santo Amaro vai receber uma faixa exclusiva para transporte coletivo. Também na zona Sul, começam as multas na área de restrição a carros no Largo Treze de Maio.
Fonte da Imagem: Adamo Bazani)
ADAMO BAZANI – CBN: A partir desta segunda-feira, dia 06 de maio de 2013, a Avenida Santo Amaro, na zona Sul de São Paulo, recebe mais um trecho de faixa exclusiva para ônibus. O espaço apenas para o transporte público é do lado esquerdo da via entre a Rua São Benedito e Rua da Paz, sendo uma continuação da faixa que opera nos horários de pico na Avenida Santo Amaro.

A mudança ocorre para a continuidade das obras da estação Borba Gato, do Metrô Paulista, que provocam a interdição da Rua da Paz entre a rua Estilo Barroco e a Avenida Santo Amaro e entre a Avenida Santo Amaro e Avenida Adolfo Pinheiro.
MULTA NA REGIÃO DO LARGO TREZE DE MAIO:
Também a partir desta segunda-feira, dia 06 de maio, a CET – Companhia de Engenharia de Tráfego – começa a fiscalizar e a multar os motoristas de carros de passeio e caminhão que desrespeitarem as vias exclusivas para ônibus no Largo 13 de Maio, em Santo Amaro, zona Sul de São Paulo, nos horários de pico. Até então eram realizadas apenas orientações aos motoristas e também foram feitas alterações no esquema inicial. A multa para quem trafegar nas vias nos horários dedicados ao transporte público é de R$ 85,13, com 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
Pela manhã, das 5 horas às 10 horas, só podem circular ônibus, táxis com passageiros emotos nas seguintes vias:
• Rua Paulo Eiró, entre Alameda Santo Amaro e Avenida Padre José Maria;
• Avenida Padre José Maria, entre Rua Barão do Rio Branco e Largo 13 de Maio (somente sentido Bairro/Centro);
. Rua General Roberto Alves de Carvalho Filho em ambos os sentidos proibida, inclusive, a conversão para a Al. Santo Amaro.
Lembrando que uma das três faixas da Alameda Santo Amaro (no trecho entre a R. Basílio Luz e a Rua General Roberto Alves de Carvalho Filho) ficará liberada apenas para carros do trânsito local. Além da Alameda Santo Amaro, também ficarão liberadas para tráfego local a Avenida Padre José Maria (no trecho do Largo Treze de Maio até a Rua Barão Rua Barão do Rio Branco), a Avenida Adolfo Pinheiro, a partir do Largo Treze, a Rua da Matriz e a Rua Paulo Eiró no trecho após a Avenida Padre José Maria.
Já entre 4 horas da tarde e oito horas da noite, a via somente para ônibus será a
• Rua Barão do Rio Branco, entre Avenida Mário Lopes Leão e Avenida Padre José Maria

BILHETE ÚNICO SERÁ USADO PARA EMPRÉSTIMO DE BICICLETAS:
A partir desta segunda-feira, dia 06 de maio, quem tiver o bilhete único usado nos ônibus municipais de São Paulo, trens e metrô poderá também fazer empréstimos de bicicletas. Trata-se de uma iniciativa experimental para integrar o transporte público ao projeto Bike Sampa. Com a novidade, exclusivamente os cadastrados no serviço poderão utilizar o cartão do transporte público para o empréstimo das bicicletas.
O projeto inaugural contempla a implantação de leitores dos cartões de transporte da SPTrans em três estações : Parque Trianon, Shopping Eldorado e Shopping Santa Cruz. A estação Parque Trianon interliga a bicicleta com corredor de ônibus e metrô; a estação Shopping Eldorado conecta a bicicleta com o trem e ônibus; e a Estação Shopping Santa Cruz liga a bicicleta com o metrô e ônibus.
Quem quiser emprestar uma bicicleta deve atualizar o cadastro no projeto, incluindo o número do seu Bilhete Único
As regras para quem liberar as bicicletas com o Bilhete Único serão as que já valem atualmente no Bike Sampa. O empréstimo é por 30 minutos até a chegada em outra estação
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN e especializado em transportes

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

Por: Igor Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário