terça-feira, 14 de maio de 2013

Mais 50 fiscais da SPTrans vão multar invasões em corredores

Espaço para transporte público é desrespeitado por motoristas e motociclistas. Prefeitura autorizou mais 50 agentes da SPTrans a multarem os invasores. Antes a atribuição era apenas dos profissionais da CET.
(Fonte da Imagem: Adamo Bazani)
ADAMO BAZANI – CBN: Um dos grandes problemas que revela a cultura individualista e desrespeitosa de quem se locomove de carro em São Paulo terá mais agentes para aplicar multas.
A Prefeitura de São Paulo autorizou nesta terça-feira, dia 14 de maio de 2013, mais 50 agentes da gerenciadora de transportes SPTrans, para multar a invasão de motos, carros e caminhões a faixas ou corredores exclusivos de ônibus.
Em abril foram credenciados 26 profissionais da autarquia de transportes.
A SPTrans tem hoje 680 fiscais para atuar em corredores de ônibus, mas apenas estes 76 funcionários estão autorizados a aplicarem as multas, atribuição que era apenas dos agentes da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego.
A Prefeitura anunciou que não apenas a construção, mas um rigor maior contra as invasões, será fundamental para ampliar a velocidade média dos ônibus que hoje é de 13 km/h para 25 km/h. A meta é para 2016.
NÚMERO ALTO:
O número de invasões a corredores de ônibus mostra o desrespeito contra quem usa o transporte coletivo, que ocupa menos espaço na via urbana e polui bem menos.
Só em 2012, a CET aplicou 335,7 mil multas por causa de invasões de corredores e faixas de ônibus. Isso significa uma média de 920 infrações por dia.
Número preocupante, pois revela apenas quem foi flagrado. Por deficiências na fiscalização e reincidências de casos, o total de invasões a faixas e corredores é bem maior.
Quem invadir as faixas de ônibus é sujeito a multa de R$ 53,20 e três pontos na Carteira Nacional de Habilitação. Já quem invade corredor de ônibus recebe 5 pontos na CNH e multa de R$ 127,69.
A Prefeitura de São Paulo promete também a instalação de mais radares nos corredores para multar quem invadir o espaço do transporte coletivo.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

Por: Daniel Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário