quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Santo André vai receber 15 ônibus novos de geração moderna

Santo André vai receber 15 ônibus zero quilômetro de geração moderna. Veículos vão atender a ligação entre Vila Luzita e a região central da cidade. Capacidade de transporte será ampliada com nova frota.
(Fonte da imagem: Adamo Bazani)
ADAMO BAZANI – CBN: Até a metade do mês de setembro, a cidade de Santo André, no ABC Paulista, vai contar com um lote de 15 ônibus zero quilômetro.Os veículos foram adquiridos pela Expresso Guarará e vão operar inicialmente na linha TR 103, que liga Vila Luzita ao Paço Municipal, na região central da cidade.
Os ônibus são da geração mais moderna do modelo Torino, de fabricação da Marcopolo. Santo André se torna a primeira cidade da região a ter esta geração do modelo de ônibus.
O veículo tem capacidade para 45 passageiros sentados, 44 em pé, além de espaço para cadeira de rodas e para cão-guia acompanhante de pessoas com limitação visual.
Com esta configuração, aumenta a oferta de lugares por veículo em comparação com os ônibus que serão substituídos pelo novo modelo.
A empresa também optou por elevador eletropneumático para o acesso de cadeiras de rodas.
A vantagem deste tipo de equipamento é que ele possui acionamento mais preciso e movimentação mais suave de elevação e desembarque da cadeira de rodas.
Há poltronas únicas, sem divisória, para passageiros com obesidade e outras demarcadas para idosos, gestantes, portadores de deficiência física ou para quem se recupera de procedimentos cirúrgicos.
O corredor também é mais largo que dos modelos antigos, facilitando a movimentação dos passageiros dentro do veículo.
As lanternas, faróis e a iluminação interna contam com lâmpadas de led, que permitem melhor visualização. Há lâmpadas de led inclusive sobre o vidro-vigia traseiro, na parte interna.
Em relação à emissão de poluentes, os novos ônibus da Expresso Guarará seguem as atuais normas de restrição de poluição, com base nos padrões internacionais Euro V. A redução na emissão de óxido de nitrogênio (NOx) é de 63% e de materiais particulados é de 80%.
O chassi é da Mercedes Benz OF 1721 – BlueTec, que possui a tecnologia que permite esta redução de poluição. O motor é dianteiro e a troca de marchas é manual.
Para o motorista, também há itens de conforto, como poltrona mais ergonômica e uma tela no painel sensível ao toque (touchscreen) com várias funções, como acionamento das portas, da iluminação interna, faróis e lanternas, mudança do letreiro do itinerário, entre outros, reduzindo o número dos botões tradicionais.
“Além de garantir mais conforto ao passageiro, quando há uma renovação de frota, aumentamos a confiabilidade do sistema. Os veículos são menos sujeitos a quebras e podemos qualificar os transportes públicos, o que pode fazer com que mais pessoas se interessem em se deslocar por transporte coletivo, ajudando no trânsito e poluição. Nosso foco tem de ser o passageiro, a razão da existência de uma empresa de ônibus” – disse o proprietário da Expresso Guarará, Sebastião Passarelli.
Passarelli, prestes a completar 87 anos de idade, atua há mais de 50 anos nos transportes do ABC Paulista.
Com sua experiência, ele diz que as empresas devem estar em constante processo de modernização, não apenas de frota, mas também na forma de gestão e no atendimento.
“A vinda destes ônibus novos faz parte de um processo de renovação que a Expresso Guarará já vem fazendo. Em breve devem chegar mais ônibus, inclusive renovaremos a frota dos veículos articulados que operamos” – disse Passarelli.
Apesar da situação econômica incerta em relação ao desempenho da economia como um todo, que deve registrar baixo crescimento no PIB – Produto Interno Bruto e de dificuldades enfrentadas pelo setor de transportes, ele diz que a Expresso Guarará continua os investimentos em renovação.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.


Por: Igor Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário