quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Greve de ônibus em Mauá é marcada para segunda-feira

Sindicato dos Rodoviários responsabiliza mudança no sistema de transportes pela situação incerta de trabalhadores e maus serviços para a população.
(Fonte da imagem: Ônibus e Curtição)
ADAMO BAZANI – CBN: Em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira na sede do Sintetra, que é o sindicato que reúne os motoristas e cobradores do ABC Paulista, os trabalhadores das empresas de Baltazar José de Sousa decidiram que vão entrar em greve a partir da zero hora desta segunda-feira, 11 de agosto de 2014.
A paralisação deve afetar as 17 linhas de ônibus municipais ainda operadas pela VCM – Viação Cidade de Mauá e linhas intermunicipais da EAOSA .
De acordo com o sindicato, a mudança nos transportes na cidade, que consistiu no descredenciamento da VCM e Leblon Transporte de Passageiros por supostas consultas irregulares no sistema de bilhetagem eletrônica, provocou uma queda na qualidade dos serviços para a para os passageiros de Mauá e incertezas aos trabalhadores do setor.
Isso porque, segundo a entidade trabalhista, o que foi prometido pelo prefeito de Mauá, Donisete Braga, e pelo secretário de mobilidade urbana à época, Paulo Eugênio Pereira, não tem sido cumprido.
Uma das promessas seria a contratação pela empresa escolhida pela prefeitura, Suzantur, de todos os funcionários demitidos da Viação Cidade de Mauá e da Leblon.
Uma parte dos trabalhadores da Leblon foi absorvida pela Suzantur e outra preferiu atuar em outras empresas de ônibus. A Leblon, segundo o Sintetra, pagou em dia todos os direitos trabalhistas dos funcionários.
Já de 185 trabalhadores da Viação Cidade de Mauá, pouco mais de 120 foram contratados pela empresa emergencial Suzantur, que após ter proposta aprovada pela prefeitura de Mauá em licitação, vai operar sozinha todas as linhas da cidade.
Além disso, os trabalhadores alegam que os funcionários desligados da Viação Cidade de Mauá não receberam as verbas rescisórias.
Em carta aberta à população, o Sintetra diz que além de os trabalhadores serem prejudicados, a população sofre com as “inúmeras falhas na mudança dos transportes”:
“Nós Trabalhadores Rodoviários (motoristas, cobradores e manutenção), estamos transtornados com a situação do transporte público de Mauá e com a falta de compromisso com os trabalhadores desta categoria. A mudança neste sistema não apenas penaliza a população, como também os funcionários da “Viação Cidade de Mauá”. Em diversas reuniões realizadas entre a prefeitura e o nosso Sindicato, ficou garantido o bem estar dos usuários de transporte coletivo e o emprego e os direitos de todos os trabalhadores envolvidos na situação de mudança, mas istonão aconteceu. A população sofre com as inúmeras falhas das mudanças e os trabalhadores foram demitidos, muitos não foram recolocados em seus postos de trabalho e em grande maioria estão sendo lesados nos direitos trabalhistas. Vejam a situação: a Viação Cidade de Mauá demitiu e não está pagando as verbas rescisórias.”
OUTRO LADO:
A Viação Cidade de Mauá diz, em carta protocolada no Sintetra na quarta-feira, que a Suzantur assumiria os passivos tranalhistas. O acordo ocorreu durante reunião em meados de outubro entre David Barioni Neto e José Garcia Neto, como representante da Suzantur, diretores da VCM, o prefeito Donisete Braga, o secretário de Governo Edilson de Paula, o ex-secretário de mobilidade urbana, Paulo Eugênio.
“Em meados de outubro de 2013, a Viação Cidade de Mauá Ltda, então concessionária no Município de Mauá, entabulou com os Srs. José Garcia Neto e David Barioni, representantes da Empresa Suzantur, a transferência das linhas de ônibus para essa empresa. Acordo esse do qual participaram o prefeito, Sr. Donisete Braga e seus Secretários de Governo e de Mobilidade Urbana. Nessa negociação, entabulou-se que à medida que as linhas fossem transferidas à SUZANTUR, o quadro de empregados ligados às linhas repassadas seria demitido para posterior admissão junto à empresa sucessora que o absorveria.A SUZANTUR, ainda, absorveria o fundo de comércio correspondente e cuidaria de pagar os direitos trabalhistas dos empregados demitidos pela Viação Cidade de Mauá Ltda.Ressalto, por ser oportuno, que o acordo acima mencionado, era de conhecimento de todos os diretores do Sindicato”
David Barioni Neto diz que comprou em 11 de julho de 2012 a Viação Estrela de Mauá, que chegou a operar o lote 02 junto com a Leblon e foi retirada por determinação judicial. A Estrela de Mauá foi criada por Baltazar José de Sousa em 19 de abril de 2006 para participar de um processo licitatório em Mauá.
José Garcia Netto é irmão de Ângelo Roque Garcia, dono do Banco Caruana que financia ônibus para diversas empresas de ônibus de todo o País. Entre elas, companhias do grupo de Baltazar e a Estrela de Mauá.
Inclusive, os ônibus que operaram pela Viação Estrela de Mauá e hoje são usados pela Suzantur, como os Mascarello Gran Via Volvo B 270 F, estão alienados ao Banco Caruana.
A prefeitura de Mauá e a Suzantur foram procuradas, mas até o momento não responderam à solicitação da reportagem.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.


Por: Daniel Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário