terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Ônibus vão ter semáforos que abrem 10 segundos antes em São Paulo

Ônibus devem ter semáforo preferencial na Lapa. Sistema denominado “queue jump” vai abrir 10 segundos antes para o transporte coletivo.
(Fonte da imagem: Adamo Bazani)
ADAMO BAZANI – CBN: Semáforos que abrem em tempos diferentes no cruzamento de uma mesma via.
Essa é a nova aposta da prefeitura de São Paulo para tentar diminuir o conflito entre transporte coletivo e transporte individual no espaço urbano.
O sistema denominado “queue jump” (fura-fila, mas sem relação com o projeto de corredor de ônibus suspenso na época de Maluf e Pitta) consiste em ter um semáforo só para a faixa ou corredor de ônibus e outro para os carros, caminhões e motos no mesmo cruzamento.
A sinalização semafórica dá preferência para os ônibus e “abre” dez segundos antes para o transporte coletivo.
Com isso, segundo estima a prefeitura de São Paulo, devem ser reduzidos os “entrelaçamentos”entre ônibus nas faixas e carros que precisam fazer conversões.
Estes encontros de veículos diferentes prejudica a velocidade dos diferentes meios de transporte, na avaliação da prefeitura. Aparentemente, o tempo que os carros vão perder saindo depois no cruzamento, o motorista vai ganhar por evitar o “entrelaçamento”.
O sistema deve ser testado inicialmente na Rua Clélia, na Lapa. As faixas não foram implantadas uniformemente. Segundo a prefeitura de São Paulo, por causa das condições da via, as faixas ficam à direita em alguns trechos e à esquerda em outros.
A partir do cruzamento com a Rua Crasso, a faixa muda da direita para a esquerda, fazendo um “nó” no tráfego.
A faixa que fica à direita vai ser ampliada até a Rua Tibério, onde será instalado a título de testes o semáforo “queue jump”.
A CET diz que hoje para mudar do lado de faixa, os ônibus circulam cerca de 200 metros. Com o equipamento, saindo dez segundos na frente, a mudança de lado pode ser feita de forma imediata.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Com informações de O Estado de São Paulo.


Por: Daniel Santana

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