quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

C-40 mostra que cidades adotaram sistemas modernos de ônibus para mobilidade e meio ambiente

De acordo com levantamento do C-40, que reúne os líderes das maiores cidades do mundo, revela que o ônibus é a solução adotada para responder com rapidez as necessidades de melhoria da mobilidade, dentro das condições financeiras dos municípios e com ganhos ambientais. BRT é a solução de mobilidade adota pelas maiores metrópoles do mundo, revela C-40. Grupo que reúne os líderes de grandes cidades mostra que baixo custo e fácil implantação são os principais fatores que explicam a escolha pelos ônibus.
(Fonte da imagem: Adamo Bazani)
ADAMO BAZANI – CBN: As maiores cidades do mundo vão de ônibus. É o que revela a pesquisa “Ações Climáticas em Megacidades – volume 2.0”, apresentado nesta quarta-feira, dia 05 de fevereiro de 2014 pelo C-40, o grupo que reúne os líderes das maiores cidades do mundo.
Apesar de os trens e metrô não emitirem poluição durante a operação, os sistemas de corredores de trânsito rápido para ônibus, os BRTs – Bus Rapid Transit , conseguem aliar vantagens ambientais pelo fato de proporcionarem maior eficiência ao transporte público e acabam sendo respostas rápidas para as necessidades urgentes de melhorias na mobilidade urbana, sem se saturarem com o tempo.
Nos corredores, é possível transportar mais pessoas com menos ônibus, já que podem ser usados veículos de maior porte, como articulados, superarticulados e biarticulados, e com melhor frequência, já que os ônibus não ficam presos nos congestionamentos perdendo tempo.
Bom serviços de transportes podem convencer as pessoas a deixarem o carro em casa, diminuindo o trânsito e poluição.
Além disso, muitos sistemas usam ônibus não poluentes. O Corredor ABD – São Mateus – Jabaquara, em São Paulo, atendendo municípios do ABC Paulista, operado pela Metra, é exemplo de que é possível aliar preservação do meio ambiente e serviços de ônibus. No corredor trafegam ônibus movidos com proporções de biocombustível junto ao diesel, trólebus e elétrico-híbridos.
O espaço para ônibus no Corredor ABD também possui uma área jardinada em toda a extensão. O programa Corredor Verde, da concessionária Metra, já foi responsável por plantar cerca de 5 mil árvores no sistema.
De acordo com o estudo do C-40, em 2013, de 59 cidades pesquisadas em todo o mundo, 17 ampliaram as rotas e frequência dos ônibus, doze adotaram novos sistemas de ônibus e outras doze tinham projetos em andamento para o tipo de transporte.
Destas 59 cidades, 29 iniciaram sistemas de BRT.
Oito cidades ampliaram linhas de trens e metrô e seis declararam ampliar o sistema metroferroviário em parte do território urbano.
De acordo com os especialistas do grupo, o fato de as cidades investirem em ônibus não significa que os sistemas de metrô e trem são deixados de lado ou excluídos dos planos de mobilidade, mas que os municípios tentam dar respostas rápidas a problemas que não podem esperar longas e caras obras.
Assim, projetos de BRT e metrô podem coexistir para ampliar a oferta de transportes e melhorar a qualidade de vida da população.
É o que relatou o ex prefeito de Nova Iorque, Michael Bloomberg.
“Acabamos de construir um novo metrô que está quase aberto em Nova York. Mas esses são projetos que levam décadas e bilhões de dólares se comparado com sistemas de Bus Rapid Transit. Você pode querer construir seu metrô algum dia de qualquer jeito, mas o BRT pode ser feito hoje”
Os serviços de compartilhamento de bicicletas também têm crescido nas cidades. Em 2011, eram seis municípios com o sistema. Em 2013, o número saltou para 36.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.


Por: Daniel Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário