quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Marcopolo anuncia venda de 364 ônibus para a Marechal no DF

Fabricante de ônibus anunciou a venda de 364 unidades de três modelos diferentes para a Auto Viação Marechal, que vai operar o lote 04 dos transportes do Distrito Federal. Entrega deve ser concluída no final do mês.
(Fonte da imagem: Lídia Miossi)
ADAMO BAZANI – CBN: A Marcopolo anunciou nesta quarta-feira, dia 05 de fevereiro, a venda de 364 ônibus urbanos para a Auto Viação Marechal, uma das vencedoras da licitação dos transportes coletivos o Distrito Federal, que dividiu as operações em cinco áreas.
A Marechal, empresa paranaense, vai operar o lote 4 do Distrito Federal, que inclui as regiões de Ceilândia, Guará, Águas Claras e parte de Taguatinga e Park Way.
De acordo com a fabricante de carrocerias, a encomenda engloba 252 ônibus convencionais do modelo Torino, 79 micrões Senior Midi e 33 Viale Articulado. A previsão é de entrega de todo o pedido até o final de fevereiro, confirmando o novo prazo dado pelo Governo do Distrito Federal, de renovação total de 2 mil 580 ônibus no sistema até o dia 28.
Anteriormente o prazo prometido para todo o sistema era 05 de dezembro do ano passado. De acordo com a Secretaria de Transportes, o atraso ocorreu por causa de ações judiciais que contestam os resultados da licitação, foram cerca de 200 recursos, dificuldades de transferência de trabalhadores das antigas para novas empresas e férias coletivas das fabricantes de ônibus.
Com o maior volume de vendas neste lote para a Marechal, o Torino terá configuração de 13,2 metros de comprimento e capacidade para transportar 81 passageiros. Sistema de gerenciamento de frota, GPS e câmeras no interior, que transmitem as informações em tempo real para uma central, são outros itens presentes no ônibus convencional.
Ainda segundo a Marocopolo, o “Viale Articulado tem, entre outras tecnologias, motorização traseira com baixa emissão de gases poluentes, câmbio automático, piso baixo e 2º eixo traseiro direcional, o que facilita as manobras e curvas em vias estreitas, como algumas do centro da cidade”.
O ônibus possui também ar-condicionado, câmera de monitoramento interno, área delimitada para cadeirante, três portas para embarque/desembarque e pintura diferenciada.
Os veículos urbanos da marca são produzidos na unidade do Rio de Janeiro, antes denominada Ciferal, hoje chamada pela empresa de Marcopolo Rio. A planta pode fabricar 7.500 unidades por ano e conta com aproximadamente 2 mil e 600 funcionários. Ainda de acordo com a Marcopolo, a planta localizada em Xerém recebeu, nos últimos três anos, mais de R$ 30 milhões em investimentos para modernização das instalações e aperfeiçoamento dos métodos de produção, treinamento e formação de mão de obra.
A Ciferal foi fundada em 1955. No ano de 1982 entrou em processo de falência, sendo assumida pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, na gestão de Leonel Brizola. Em 19 de dezembro de 1995 um grupo de empresários de ônibus assume a Ciferal. Em 1999, a Marcopolo comprou 50% da planta e em 2001 assumiu totalmente a marca e as instalações.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.


Por: Daniel Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário