domingo, 8 de dezembro de 2013

Empresa contratada por Donisete usa agora ônibus que eram de Constantino, padrinho de negócios de Baltazar

Ônibus colocados pela Suzantur operaram pela Viação Piracicabana, do Grupo de Constantino de Oliveira, líder dos empresários mineiros. O Grupo dos Mineiros é formado por Baltazar José de Sousa, Ronan Maria Pinto e Mário Elísio Jacinto. Constantino foi chefe de David Barioni, atual dono da Estrela de Mauá, empresa fundada por Baltazar José de Sousa.
(Fonte da imagem: Max Bruno)
(Fonte da imagem: Roger Coelho)
ADAMO BAZANI – CBN: Alguns dos ônibus em nome da Suzantur que começaram a circular neste sábado dia 07 de dezembro de 2013 em linhas que eram operadas pela Leblon Transporte são usados da Viação Piracicabana e prestaram serviços intermunicipais pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes no Litoral Paulista.
A Viação Piracicabana pertence ao grupo do empresário Constantino de Oliveira, o Nenê Constantino fundador da Gol. Constantino é líder do chamado grupo dos empresários mineiros formado por Baltazar José de Sousa, Ronan Maria Pinto, Mário Elísio Jacinto, Renato Fernandes Soares, entre outros. Estes empresários chegaram ao ABC Paulista nos anos de 1980 com Constantino, de acordo com a Junta Comercial de São Paulo.
Constantino de Oliveira também foi chefe de David Barioni Neto, hoje dono da Viação Estrela de Mauá, que foi fundada por Baltazar José de Sousa e tentou, antes do descredenciamento da Leblon pelo prefeito Donisete Braga, operar no lote 02, vencido pela Leblon na Licitação.
Barioni foi executivo de confiança de Constantino na Gol Linhas Aéreas e até a Estrela de Mauá nunca tinha trabalhado com transportes por ônibus.
DENÚNCIA DE LIGAÇÃO DA SUZANTUR COM INTEGRANTES DO GRUPO DOS MINEIROS:
O representando do “Grupo Política Sim, Patifaria Não”, Rafael Rodrigues, com base em documentos da Junta Comercial de São Paulo, trouxe aos vereadores de Mauá documentos que mostram ligações entre a Suzantur e investidores relacionados a Baltazar José de Sousa, que manteve o monopólio por 30 anos na cidade de Mauá:
De acordo com documentos da Junta Comercial do Estado de São Paulo, a Suzantur pertence a Claudinei Brogliato e a Ângelo Roque Garcia.
A família, de acordo com o relato de Rafael na tribuna, controla o Banco Caruana S.A. Este banco financia ônibus para empresários como Baltazar José de Sousa. Inclusive, na plateia da Câmara, motoristas e cobradores que já atuaram nas empresas de Baltazar confirmam que os funcionários tinham um cartão de crédito do Banco Caruana, com desconto em folha de pagamento.
As ligações não terminam aí, de acordo com a documentação apresentada por Rafael Rodrigues. Como as antigas empresas de Baltazar José de Sousa, Viação Barão de Mauá e Viação Januária não poderiam participar da licitação dos transportes que foi recomendada pelo Ministério Público em 2006 e ocorreu em 2008, Baltazar José de Sousa criou a Viação Cidade de Mauá, Viação Estrela de Mauá e Trans-Mauá.
Para desconfigurar monopólio, Estrela de Mauá e Trans-Mauá, segundo relata com base na documentação, foram passadas para outros nomes.
A Trans-Mauá, uma das empresas que ao lado da Estrela de Mauá tenta judicialmente operar o lote 2 e tirar a Leblon, está no nome de José Garcia Netto (Netinho), que é um dos donos do Banco Caruana.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.


Por: Daniel Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário