sábado, 7 de dezembro de 2013

Donisete Braga entrega mais quatro linhas operadas pela Leblon para a Suzantur

Prefeitura de Mauá entrega mais quatro linhas da Leblon para a Suzantur. Agora são dez linhas do lote 02 com a empresa contratada em caráter emergencial por Donisete Braga. Mais usados chegam para as linhas operadas pela Leblon entregues à Suzantur. Depois dos ônibus ex Oak Tree de São Paulo que ainda operam com portas à esquerda, dos modelos de três eixos da Viação Estrela de Mauá, agora são veículos com o padrão do Rio de Janeiro.
(Fonte da imagem: Blog Ponto de Ônibus)
ADAMO BAZANI – CBN: A prefeitura de Mauá, na Grande São Paulo, vai entregar neste sábado, dia 07 de dezembro, mais quatro linhas de ônibus, que eram operadas pela Leblon Transporte de Passageiros para a empresa contratada emergencialmente pelo prefeito Donisete Braga, Suzantur.
A contratação de 18 de outubro causou polêmica na cidade.
De um lado, a prefeitura rompeu os contratos das empresas Viação Cidade de Mauá (lote 01) e Leblon Transporte de Passageiros (lote 02) alegando que as companhias de ônibus invadiram e consultaram o sistema de bilhetagem, descredenciando as operadoras, considerando – as inidôneas e multando a Leblon em R$ 12,2 milhões e a Viação Cidade de Mauá em R$ 8,4 milhões, valores definidos pela quantidade das supostas consultas. Já as empresas de ônibus alegam que não houve invasão no sistema de bilhetagem eletrônica. Segundo uma das companhias, a Leblon, a própria prefeitura autorizou e treinou as empresas que tinham direito de acesso aos dados da chama da lista negra para terem conhecimentos de créditos usados de maneira inadequada. O argumento da Leblon foi acatado pela corredora-geral do município, Thaís de Almeida Miana, em 27 de junho deste ano, que em parecer entendeu que houve autorizações de ao menos “alguns acessos” e o treinamento. Ela recomendou a realização de uma nova sindicância mais técnica pela prefeitura de Mauá, o que foi ignorado pelo prefeito Donisete Braga (PT).
Também há o lado da população, que se mostrou insatisfeita com a entrada da empresa Suzantur.
A emergencial contratada pelo prefeito mantém em sua frota ônibus usados da empresa falida da Capital Paulista Oak Tree. Com os padrões de São Paulo, que possui corredores à esquerda, os ônibus da Oak Tree que operam na Suzantur mantém portas à esquerda ainda e catraca no meio, dificultando o acesso aos ônibus pelos padrões operacionais de Mauá.
Também circulam alguns ônibus da Viação Estrela de Mauá, de David Barioni Neto, mas que foi fundada por Baltazar José de Sousa, empresário que por mais de 30 anos deteve os serviços em Mauá e teve o monopólio quebrado em 2010 com a entrada da Leblon.
Os ônibus que devem operar nestas linhas repassadas por Donisete à Suzantur são usados também. Eles têm placas do Rio de Janeiro, são do tipo micrão, e seguem os padrões da capital fluminense de operação.
Na última sessão da Câmara Municipal de vereadores, um dos integrantes do grupo de movimento social “Política Sim, Patifaria Não”, Rafael Rodrigues da Silva, fazendo uso da tribuna, apresentou documentos que mostram relações entre a Suzantur, o banco Caruana, que financia os ônibus de Baltazar e o empresário que operava sozinho na cidade.
Para ele, a ação do prefeito é uma forma de restabelecer o monopólio velado dos transportes coletivos em Mauá.
A prefeitura nega e diz que quer melhorar os serviços e implantar um novo modelo na cidade. Donisete promete a abertura de licitação.
Na sessão, os vereadores, com exceção dos petistas, demonstraram publicamente insatisfação com a atitude de Donisete.
Segundo Ivanildo Gomes Nogueira – PRB, o Batoré, não é compreensível o fato de o prefeito tirar a Leblon que tem aprovação da população e que presta bons serviços.
O vereador Manoel Lopes – DEM disse que o legislativo foi excluído das decisões do prefeito que não conservou de maneira clara com os vereadores sobre suas ações feitas às pressas.
Os ônibus pela Suzantur chegaram a operar nas linhas da VCM – Viação Cidade de Mauá. Mas a prefeitura tinha o conhecimento de que a empresa faz parte de um grupo em recuperação judicial e que, por isso, não poderia ter as receitas prejudicadas.
Seguindo determinação da Justiça de Manaus, a prefeitura devolveu às linhas à Viação Cidade de Mauá, que é de Baltazar. O processo de recuperação judicial é referente a empresa Solimões Turismo, do Amazonas, mas envolve as 33 companhias de Baltazar.
A Leblon Transporte tenta reverter a situação na Justiça. Ela chegou a ter um mandado de segurança que garantia sua operação, mas depois de cinco tentativas judiciais do prefeito Donisete Braga, o presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, Ivan Sartori, concedeu o pedido do paço e suspendeu os efeitos do mandado de segurança.
Enquanto não reverte o quadro, a Leblon tem perdido as linhas. Com estas quatro de sábado, já são dez itinerários entregues à Suzantur.
LINHAS A PARTIR DE SÁBADO, 07 DE DEZEMBRO 2013:
74 – Rosina
81 – Egnes
82 – Zaíra 02
142 – Luzitano
Já estão em operação pela Suzantur no lugar da Leblon:
Desde 20 de novembro
051 – Capuava
061 – Sônia Maria
062 – Santa Rosa
122 – Jardim Silvia
123 – Itapark Novo
Desde 30 de novembro
109 – Miranda
143 – Sampaio Vidal
Restam sete linhas ainda com a Leblon.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.


Por: Daniel Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário