quinta-feira, 25 de abril de 2013

Vale Transportes antigos

MARQUINHOS DDM: Os ônibus coletivos urbanos usam hoje em dia um sistema de vale trasporte eletrônico de alta tecnologia mais antes não era bem assim, os vale trasporte eram de papel simples, tinha dimensões grandes (mais de 5 cm comprimento com 3 cm de largura) e o único dispositivo de segurança era seu numero de serie estampando no canto direito inferior através de maquina de escrever, com isso se gerava uma falsificação grande desses vale trasporte. Veja a imagem a baixo:
vale trasporte de grandes dimensões de papel comum
vale trasporte de menores dimensões
Para tentar acabar com a falsificação desses vale trasporte a E.M.T.U. resolveu adotar uma nova forma de usar esse instrumento de passagem ao trabalhador, o vale trasporte em formas de FICHAS PLASTICAS onde cada cor simbolizava um valor. No começo a novidade agradou aos usuários e diminuiu o índice de falsificação.

Mas pouco tempo após o lançamento, os usuários assim como os cobradores (trocadores) começaram a reclamar desse método de passagem pois além de ficar carregando muitas fichas para pagar as passagens e serem fáceis de se perder, os usuários quanto os funcionários que trabalhavam direta ou indiretamente com as fichas se atrapalhavam em relacionar as cores com seus respectivos valores, além de também sofrer com falsificações.

VEJA AS IMAGENS DE VALE TRASPORTE
COM SISTEMA DE FICHAS PLASTICAS:

Cada cor um valor diferente

(Fonte das Imagens: Marquinhos Ddm)

2 comentários: