terça-feira, 16 de abril de 2013

Estudo mostra que Bilhete Único Mensal é viável no metrô

Estudo do Governo do Estado mostra que é tecnicamente e economicamente viável o uso do Bilhete Único Mensal no metrô. Se for aprovado, início das operações deve ser no mesmo mês ou em datas próximas.
(Fonte da Imagem: Adamo Bazani)
ADAMO BAZANI – CBN (Com informações de Diego Zanchetta / O Estado de São Paulo): Um estudo da Secretaria Estadual dos Transportes de São Paulo, obtido pela reportagem do jornal O Estado de São Paulo, mostra que é tecnicamente e financeiramente viável o metrô ter Bilhete Único Mensal.
O valor para o sistema ficaria abaixo dos R$ 400 milhões previstos pela Prefeitura de São Paulo para a implantação do Bilhete Único mensal nos ônibus.
Ainda de acordo com o estudo, o Bilhete Único Mensal atrairia 10% dos usuários do Bilhete Único atual no metrô, o que não provocaria nenhum “colapso financeiro”.
O secretário de Transportes da cidade de São Paulo, Jilmar Tatto, e o secretário dos transportes metropolitanos, Jurandir Fernandes, têm se encontrado constantemente para acertar a possibilidade de integração dos sistemas. O Bilhete Único atual já é aceito pelos trens da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e pelo Metrô.
O objetivo é implantar o Bilhete Único Mensal conjuntamente entre Metrô e Ônibus Municipais, ou no máximo, com uma diferença de dois meses.
O metrô calcula que não vai haver excesso de demanda por causa do uso do Bilhete Único Mensal nas estações. Pelo contrário, pode haver até mesmo uma distribuição de passageiros para horários que não são de pico. Isso porque, como vai pagar um valor mensal, o usuário vai poder ter mais flexibilidade quanto a horários.
Hoje é possível fazer integração com os ônibus num período de três horas com o pagamento de uma taxa. Nos períodos de entre-pico ou noturnos, as pessoas não usam o Bilhete Único com medo de gastar os créditos que são para a locomoção ao trabalho. O mesmo ocorre para passeios aos finais de semana.
Como o Bilhete Único Mensal não vai limitar a quantidade de conduções por dia, mais pessoas devem usar o transporte em horas alternativas e para outras atividades.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes. Informações O Estado de São Paulo.

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

Por: Igor Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário