(Fonte da Imagem : Adamo Bazani) |
Entre os locais que devem ser contemplados estão Avenida Dom Pedro II, Avenida Dom Pedro I, Avenida dos Estados, Avenida Giovanni Batista Pirelli, Rua das Monções, Rua Carijós e a região por onde deve passar o monotrilho que vai ligar São Bernardo do Campo a Estação Tamanduateí, em São Paulo, passando pelo Jardim Bom Pastor, em Santo André.
Algumas vias contarão com pistas segregadas, outras serão apenas faixas preferenciais e, em algumas ruas e avenidas, haverá readequação de estacionamentos para dar fluidez aos transportes públicos.
Para a implantação das obras, a Prefeitura de Santo André tenta financiamento dos projetos pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento na ordem de US$ 250 milhões.
O governo municipal também deve contar com recursos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento para Mobilidade Urbana.
As intervenções em Santo André estão de acordo com o Plano de Mobilidade Regional do Consórcio Intermunicipal do ABC.
Neste semestre, a cidade também vai contar com Bilhete Único, que vai permitir o uso de mais de um ônibus por 90 minutos, e o passageiro deve ter acesso pela internet e por dispositivos de celulares aos dados do GPS dos ônibus para ter informações em tempo real sobre a localização dos ônibus e horários de partidas e passagens pelos pontos.
São Bernardo do Campo deve contar com R$ 250 milhões do BID, cuja liberação deve ser aprovada pelo Senado, para 11 corredores de ônibus. Os espaços exclusivos devem reduzir em 25% a velocidade dos ônibus e as vias contempladas são: Avenida Jaó Firmino, Avenida Brigadeiro Faria Lima, Rua Vergueiro, Ferrazópolis, Rotary, Montanhão, Rua Jurubatuba, Galvão Bueno, Capitão Casa e Estrada Galvão Bueno. Também deve haver terminais de integração nos bairros de Rudge Ramos, Batistini, Alves Dias e Vila São Pedro.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Fonte: Blog Ponto de Ônibus
Por: Igor Dias
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