sexta-feira, 5 de abril de 2013

Projeto quer acabar com dupla função em todo o País

Depois de tragédia envolvendo ônibus no Rio de Janeiro, projeto de lei quer impedir a dupla função no transporte coletivo em todo o País.
(Fonte da Imagem: Adriano Minervino)
ADAMO BAZANI – CBN: A dupla função, pela qual o motorista de ônibus dirige e cobra ao mesmo tempo, pode acabar em todo o País.
O deputado federal Rodrigo Maia apresentou um projeto de lei que altera o Código de Trânsito Brasileiro para incluir a proibição.
Para ele, se dirigir e falar ao celular é proibido porque tira a atenção do motorista, manipular dinheiro, mexer com troco, cuidar de eventuais problemas na catraca eletrônica afetam ainda mais a concentração do condutor.
Além disso, ao acumular duas funções, o motorista dirige mais cansando e pode se estressar mais, o que afeta também o seu nível de atenção.
O projeto de lei foi apresentado depois da tragédia envolvendo o ônibus da linha 328 da Viação Paranapuan que matou sete pessoas no Rio de Janeiro. O ônibus acidentado era do tipo micrão, um pouco menor que o convencional, mas que não tem cobrador.
O projeto considera dirigir e cobrar infração gravíssima e prevê punições às empresas de ônibus, mas ainda não determinou a forma de punição à companhia transportadora. O motorista seria punido também com pontos na carteira e multas.
Não há ainda prazo para o projeto de lei ser votado.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

Por: Daniel Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário