sexta-feira, 2 de maio de 2014

Empresas de ônibus de todo o País lançam manifesto contra incêndios a coletivos

Problema tem preocupado operadoras de transportes. Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos lança manifesto nacional.
(Fonte da imagem: Arquivo Folha)
ADAMO BAZANI – CBN: Cada vez mais as associações que representam as empresas de ônibus têm recorrido à imprensa e realiza campanhas para auxiliar na redução das ocorrências de ataques e incêndios a coletivos.
Depois do SPUrbanuss, sindicato das viações da Capital Paulista, ter lançado a campanha “Ônibus queimado não leva a lugar nenhum”, a NTU – Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos, publicou neste dia 30 de abril de 2014 uma “manifestação pública” contra as ações criminosas.
No texto, a entidade que reúne mais de 500 empresas de ônibus, cobra ações mais rápidas do poder público e diz que o setor já teme pela continuidade dos serviços em várias regiões que registram os ataques.
A entidade também mostra preocupação com a aproximação da Copa do Mundo.
Em todo o País, foram incendiados nestes quatro primeiros meses, pelo menos 237 ônibus.
A maior parte dos ataques ocorreu em protestos que não tinham relação com os transportes.
O Gaeco – Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado, do Ministério Público de São Paulo, não descarta a possibilidade de boa parte dos ataques que ocorreu no estado ter sido ordenada por grupos criminosos e que os protestos por diversos temas terem servido apenas como pano de fundo das ações que servem para a demonstração de força de facções criminosas.
As polícias de diversos estados também investigam ataques ordenados por criminosos após a morte de comparsas em confrontos com a Polícia Militar ou com grupos rivais.
É o caso do ataque a uma garagem auxiliar da Auto Viação Urubupungá, em Osasco, Grande São Paulo, no dia 22 de abril. Trinta e quatro ônibus foram destruídos num incêndio criminoso.
A principal linha de investigação é de que a ação ocorreu em represália pela morte de Edmilson Almeida Silva, de 19 anos, acusado de tráfico de drogas.
Segue o texto da Manifestação Pública divulgado pela NTU:
“VANDALISMO COMPROMETE SERVIÇOS DE ÔNIBUS:
Incêndios criminosos estão aterrorizando o transporte público por ônibus no Brasil. Passageiros, motoristas e cobradores enfrentam diariamente o dilema da insegurança nos seus deslocamentos diários. Somente nos primeiros quatro meses deste ano, 237 ÔNIBUS FORAM INCENDIADOS NAS CIDADES BRASILEIRAS – número que cresce diariamente.
Frente a essa situação, a ASSOCIAÇÃO NACIONAL DAS EMPRESAS DE TRANSPORTES URBANOS (NTU), entidade representativa das empresas operadoras de ônibus urbanos, vem a público expor a preocupação com o descontrole desses vandalismos e com o estado de insegurança que coloca em risco a vida de milhares de brasileiros.
Cada vez é maior a insegurança e o risco empresarial da atividade, o que nos leva a temer pela continuidade desse serviço, que é essencial para a vida nas cidades.
Além do valor à vida, que é incomensurável, o prejuízo material é imenso e arcado unicamente pelas empresas operadoras.
Diante do exposto, a NTU e suas mais de 500 empresas associadas, que são responsáveis por realizar 90% do serviço de transporte público coletivo nas cidades brasileiras, apelam aos poderes públicos para que tomem providências com o objetivo de conter essa onda de violência que compromete o serviço justo no momento em que o País se prepara para o maior evento esportivo do planeta, a Copa do Mundo – NTU”
No Rio de Janeiro, que nesta terça-feira teve mais nove ônibus destruídos em protestos contra ações policiais, algumas empresas também lançaram manifestos contra os incêndios.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.


Por: Daniel Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário