(Fonte da imagem: Reprodução: Busologia Total) |
No lugar, seria utilizado o atual modelo do Bilhete Único da Capital Paulista, que hoje é aceito no Metrô, nos trens da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e nos ônibus municipais de São Paulo. O bilhete seria aceito nos ônibus intermunicipais também.
As declarações foram feitas na sabatina realizada nesta terça numa parceria entre o jornal Folha de São Paulo, a Rádio Joven Pan e o SBT.
“O que vamos fazer em primeiro lugar é criar o Bilhete Único Integrado, que vai unificar a cobrança para as viagens no Metrô, na EMTU e na CPTM”.
Padilha admitiu que a substituição do modelo de bilhetagem eletrônica metropolitana terá um custo.
“Isso significa aumentar o subsídio à passagem, mas a prioridade é o trabalhador, que precisa do transporte” – complementa.
Dependendo do deslocamento, o passageiro precisa hoje ter três cartões diferentes: um do sistema de ônibus de sua cidade, um para os ônibus e trólebus da EMTU – o cartão BOM – e o Bilhete Único para os ônibus de São Paulo e para o metrô e trem.
O discurso do Bilhete Único sempre foi uma arma do PT nas eleições.
Entre 2002 e 2003, o Bilhete Único de São Paulo foi implantado pela então prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, após promessa eleitoral. No ano de 2012, o atual prefeito Fernando Haddad teve como uma das principais bandeiras de campanha o Bilhete Único Mensal, que entrou em vigor no final do ano, e o Bilhete Único Semanal, que começou a funcionar neste ano.
Especialistas se dividem sobre a proposta de Padilha. A praticidade de ter um bilhete para todos os modais metropolitanos é algo visto como positivo. Por outro lado, os custos precisam ser bem calculados assim como as fontes de financiamento para que com o crescimento dos gastos no sistema sem contrapartidas não haja queda na qualidade dos serviços.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.
Fonte: Blog Ponto de Ônibus
Imagem: Reprodução de Busologia Total com fotos de Blog Meu Transporte e AB.MIDIA.
Por: Daniel Santana
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