quinta-feira, 8 de maio de 2014

Motoristas de ônibus do ABC fazem paralisação por descontos nos salários

Motoristas da Viação Imigrantes, Riacho Grande e da Triângulo cruzaram os braços porque as companhias estariam descontando dos salários de forma irregular as passagens de pessoas que têm direito à gratuidade.
(Fonte da imagem: Adamo Bazani)
ADAMO BAZANI – CBN: Cerca de 30 mil passageiros foram prejudicados na manhã desta quinta-feira, 08 de maio de 2014, pela paralisação dos motoristas e cobradores da Viação Riacho Grande, Viação Triângulo e Viação Imigrantes que fazem linhas intermunicipais do ABC Paulista para a cidade de São Paulo.
Ao todo 200 trabalhadores de 96 ônibus cruzaram os braços.
Eles reclamam que as empresas de São Bernardo do Campo, pertencentes ao mesmo grupo, descontam dos salários as passagens referentes a idosos que têm direito à gratuidade.
Há um impasse sobre o assunto.
Fontes das empresas dizem que só há advertência quando o idoso anda sem pagar a passagem não tendo o direito. É o caso de homens com idades entre 60 e 64 anos.
Apesar de o Governador Geraldo Alckmin ter sancionado a lei que garante esta gratuidade, ela ainda não é válida, esperando regulamentação, e muitos passageiros estão confusos.
O benefício já é válido para ônibus rodoviários intermunicipais e para os ônibus municipais de São Paulo, mas não para os intermunicipais gerenciados pela EMTU e para os serviços da Metra no Corredor ABD.
Já os motoristas e cobradores dizem que o desconto dos salários é sem critério e que as empresas de Renato Fernandes Soares, do Grupo dos Mineiros, cobra dos profissionais as passagens de quem tem direito a viajar gratuitamente, como homens a partir de 65 anos.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.


Por: Daniel Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário