quinta-feira, 8 de maio de 2014

ProTeste faz pesquisa nacional sobre qualidade dos transportes

Proteste realiza pesquisa nacional para saber quais os maiores problemas enfrentados pelos passageiros dos transportes públicos nas diferentes regiões do país.
(Fonte da imagem: Adamo Bazani)

ADAMO BAZANI – CBN: Apesar de ser um serviço público essencial, o transporte coletivo de passageiros também contempla relações de consumo.
E isso independe do fato de a empresa de ônibus, de trens e metrô ou de transporte aquaviário ser privada ou pública.
A partir do momento que o passageiro paga a tarifa ou utiliza os serviços mesmo com direito à gratuidade, é estabelecido um contrato.
Hoje os transportes coletivos são um dos serviços com maior insatisfação dos consumidores em todo o País.
Atrasos, valores das tarifas, qualidade da frota, atendimento por parte de motoristas, cobradores e agentes de estação, limpeza dos veículos são alguns dos problemas relatados pelos passageiros.
Mas quais são as maiores necessidades de quem usa transporte público? Quais são os entraves para a melhoria dos serviços e o que pode ser feito para mudar a situação? Qual o perfil do passageiro nas diversas regiões do País?
A ProTeste, órgão de defesa do consumidor, realiza uma pesquisa nacional que vai buscar estas respostas e dar bases para outros levantamentos de campo.
A participação pode ser anônima e o questionário leva em conta a cidade onde o passageiro mais usa os serviços e qual a expectativa dele em relação aos serviços de mobilidade urbana.
O link é:


Os resultados serão divulgados no site da associação e vão orientar outros trabalhos de pesquisa com metodologia mais aprofundada.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.


Por: Daniel Santana

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