sexta-feira, 30 de maio de 2014

Mapa dos Transportes Metropolitanos da Cartilha da PM para turistas tem vários erros

Reprodução de Mapa do Transporte Metropolitano de São Paulo está desatualizado. Material faz parte da cartilha que seria distribuída pela corporação a turistas.
(Fonte da imagem: Divulgação)
ADAMO BAZANI – CBN: Se dependesse da Polícia Militar, o turista que tentar usar ônibus, trem e metrô em São Paulo, se perderia com facilidade na Capital e na Grande São Paulo.
A cartilha preparada para turistas pela corporação está desatualizada, foi copiada de um blog de design “Choco La Design”. O custo foi de R$ 67 mil para 300 mil exemplares.
Entre os principais erros estão:
- As linhas da CPTM ainda aparecem denominadas por letras, o que foi extinto entre 2007 e 2008. Desde 2008 as linhas são denominadas por números e cores para se assemelharem ao Metrô. A linha D da CPTM, por exemplo, é a linha 10 Turquesa Rio Grande da Serra – Brás. Pela cartilha da PM, os trens da linha 10 (D) vão até a Luz, sendo que hoje operam até o Brás.
- A linha 4 Amarela do Metrô foi inaugurada em 2010 e hoje tem seis estações. Mas no mapa da PM, aparece ainda em construção.
- A extensão do Corredor Metropolitano de Ônibus ABD, servido pela Metra, entre Diadema e a Estação Berrini da CPTM opera desde 2010, mas para a PM ainda está em obras.
- Pelo mapa que faz parte da cartilha da PM, a antiga linha C da CPTM (hoje linha 9 Esmeralda) só opera ente Osasco e Jurubatuba. Mas desde 2008, as estações Autódromo, Interlagos e Grajaú estão em funcionamento. No mapa aparecem como “em projeto” . Hoje a linha 9 Esmeralda é entre Osasco e Grajaú.
- Entre 2006 e 2007, o trecho entre Chácara Klabin e Alto do Ipiranga, da linha 2 Verde do Metrô começou a operar. No mapa confeccionado para a cartilha da PM, o trecho ainda está em “construção”.
- Ainda na linha 2 Verde do Metrô, as estações Sacomã e Tamaduateí aparecem como “em projeto”, mas elas operam desde 2010.
- A Estação Vila Prudente da Linha 2 Verde do Metrô opera desde 2010 também, mas a inauguração foi em 2010.
- A Ponte ORCA – Operador Regional Coletivo Autônomo entre Vila Madalena (linha 2 Verde) e Cidade Universitária (linha 9 Esmeralda) aparece no mapa da cartilha da PM, mas não opera desde 2011.
- A estação Adolfo Pinheiro da linha 5 Lilás do Metrô foi inaugurada neste ano, mas sequer aparece no mapa.

PM MINIMIZA ERROS:
Em nota à imprensa, a Polícia Militar minimizou os erros e disse que o mapa era apenas complementar a um material dedicado à segurança.
“A Polícia Militar esclarece que o material gráfico produzido com o objetivo de orientar turistas durante o período da Copa do Mundo contém, ao final, uma imagem do mapa de transporte metropolitano da cidade de São Paulo desatualizada.
Como o mapa era apenas uma informação complementar, adicional, não comprometendo o conteúdo principal, que são as dicas de segurança, o problema será reparado com a supressão do conteúdo inserido de maneira equivocada, mantendo-se o principal.
Felizmente, o material ainda não foi distribuído ao destinatário final, o que possibilitará a reparação do conteúdo, sem prejuízo ao turista.
A medida corretiva não apresentará custos adicionais.”
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.


Por: Daniel Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário