sexta-feira, 7 de junho de 2013

Bilhete único andreense chega nesta segunda-feira

Município inicia cadastramento e substituição do antigo cartão eletrônico nesta segunda-feira.
(Fonte da Imagem: Andris Bovo)
CLAUDIA MAYARA - ABCD MAIOR: A partir desta segunda-feira (10/06), Santo André iniciará o cadastramento e a substituição do antigo cartão eletrônico, o Urban Pass, pelo Bilhete Único Andreense, que permitirá a integração tarifária nos ônibus municipais. Cerca de 450 mil moradores são cadastrados no antigo sistema, que fornecia o serviço de bilhetagem eletrônica, mas não realizava a integração tarifária. O lançamento do bilhete foi realizado nesta sexta-feira, com presença do prefeito Carlos Grana (PT).

Com a implantação do Bilhete Único, a Prefeitura iniciará, a partir de julho, a pesquisa Origem/Destino. O objetivo é analisar o comportamento dos usuários e assim revisar os itinerários que atualmente funcionam apenas na lógica Bairro/Centro. “Queremos, a partir do diagnóstico, acabar com a sobreposição das linhas e quem sabe criar linhas com trajetos mais curtos que circulem apenas entre os bairros”, explicou o secretário de Obras e Serviços Públicos Paulinho Serra. A expectativa é que essa reformulação seja iniciada a partir de 2014.

A expectativa da Prefeitura é, no primeiro momento, conseguir ao menos 7% de novos usuários com o novo sistema, o equivalente a 31,5 mil pessoas. “A estimativa é de 7%, mas isso pode crescer, até porque o sistema vai se adaptando. Ao longo deste ano teremos ajustes de acordo com a própria demanda”, observou Grana.

A partir do novo sistema, os usuários de ônibus poderão pegar até três coletivos municipais por sentido (ida ou volta) por um período de uma hora e meia, nos dias úteis, e pelo prazo de duas horas nos finais de semana e feriados.

Procedimento - Os moradores que ainda não possuem o antigo cartão poderão comparecer nos postos do AESA (Associação das Empresas de Sistemas de Transporte de Santo André), de segunda a sexta, das 8h às 17h, para fazer o Bilhete Único. Já os idosos, aposentados e pessoas com deficiências que utilizam o cartão gratuidade terão de comparecer ao posto montado no Paço. Nestes casos, o atendimento será gradual, conforme o mês de nascimento. “Os nascidos em janeiro, fevereiro e março, por exemplo, precisam comparecer neste mês”, explicou o diretor da SA-Trans, Leandro Petrin.

No caso dos estudantes, que utilizam a meia tarifa, a troca do Urban Pass pelo Bilhete Único será em agosto, período em que normalmente é realizada a troca de cartão para o semestre. Já para quem usa vale transporte, a alteração será realizada pelas próprias empresas. Durante o período de transição, estimado em quatro meses, os dois sistemas funcionarão simultaneamente.

Fonte: ABCD Maior

Por: Marquinhos Ddm

Nenhum comentário:

Postar um comentário