domingo, 22 de março de 2015

DENÚNCIA: Gratuidade a soropositivos nos transportes cada vez mais difícil

Portadores do HIV com “doenças oportunistas” têm direito à gratuidade nos transportes, mas dificuldades para obtenção do benefício aumentaram.
(Fonte da imagem: Divulgação)
DENÚNCIA (Reportagem CBN): Passageiros portadores do HIV encontram dificuldades para transporte gratuito no sistema metropolitano de São Paulo
Ministério Público instaurou inquérito para investigar o caso. Governo tem até o final do mês para responder

Passageiros portadores do vírus HIV que por lei têm direito à gratuidade nos transportes em São Paulo têm encontrado dificuldades para conseguir o benefício nos trens da CPTM, Metrô e nos ônibus metropolitanos de São Paulo.
Muitos deles que já contavam há anos com este direito, não conseguiram mais renovar a carteirinha.
A repórter Annie Zanetti, da Rádio CBN de São Paulo, investigou o caso e constatou que os funcionários do sistema metropolitano de transportes informam que a gratuidade foi cortada nos trens, Metrô e nos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU, o que é negado pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos.
O Ministério Público instaurou um inquérito para apurar o caso. A secretaria tem até o final deste mês para apresentar as explicações.
Ouça a reportagem:

http://cbn.globoradio.globo.com/sao-paulo/2015/03/19/PORTADORES-DE-HIV-ENFRENTAM-DIFICULDADES-PARA-CONSEGUIR-TRANSPORTE-PUBLICO-GRATUITO.htm

Em nota, a secretaria de estado dos transportes metropolitanos, responsável pelo metrô, cptm, e emtu, informou que o critério para o fornecimento da gratuidade é o mesmo há 11 anos.
Segundo a secretaria, o benefício só é fornecido às pessoas que além de portadoras do vírus HIV, tenham também uma doença oportunista, constatada por laudo médico, que seria por exemplo, pneumonia, tuberculose.
Passageiros de ônibus municipais gerenciados pela SPTrans, na Capital Paulista, relatam que o benefício neste sistema é concedido com maior facilidade.


Por: Daniel Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário