terça-feira, 11 de março de 2014

Viagens nos ônibus municipais fora da Capital Paulista crescem 26% aponta Pesquisa de Mobilidade do Metrô

Mais pessoas se deslocam em ônibus municipais fora da Capital Paulista, aponta pesquisa do Metrô. O crescimento foi de 26%. Em Santo André, gerenciadora SATrans diz que mais passageiros é fruto de investimentos.
(Fonte da imagem: Adamo Bazani)
ADAMO BAZANI – CBN: Os ônibus municipais que circulam fora da Capital Paulista estão transportando mais gente e realizando mais viagens.É o que revela a Pesquisa de Mobilidade da Região Metropolitana de São Paulo realizada pelo Metrô 2012/2013 e divulgada nesta segunda-feira, dia 10 de março de 2014.
Cidades como as do ABC Paulista, Mogi das Cruzes, Osasco, Guarulhos, Juquitiba, entre outras registraram em conjunto aumento de 26% nas viagens geradas em relação a 2007, quando foi realizada a pesquisa anterior pelo Metrô.
De acordo com o mais recente levantamento, os ônibus municipais que não rodam na Capital Paulista fizeram 3 milhões 572 mil viagens por dia.
Já os ônibus intermunicipais na região metropolitana, que ligam cidades diferentes à Capital ou dentro de determinadas áreas transportaram mais também. O crescimento foi de 8 por cento com 1 milhão 894 mil viagens diárias.
(Fonte da imagem: Reprodução Metrô)
Considerando as sub-regiões da Grande São Paulo e contando as viagens em linhas municipais e intermunicipais, Mogi das Cruzes e os municípios vizinhos tiveram o maior aumento de deslocamentos por ônibus: 36% com 588 mil viagens. Sem licitação dos ônibus intermunicipais e com sistemas locais enfrentando problemas até de ordem jurídica, como em Mauá, as viagens por ônibus no ABC Paulista foram as que tiveram menor crescimento: 6% com 1 milhão 369 mil deslocamentos diários.
Mesmo assim, algumas cidades do ABC comemoraram o crescimento no número de passageiros, como Santo André. Os ônibus municipais transportaram em fevereiro de 2014 5 milhões 287 mil de passageiros. Em semelhante mês do ano passado, foram 4 milhões 651 mil.
“O importante é mostrar para a população que o poder público prioriza o transporte coletivo com atitudes concretas. A partir das ações do poder público é que as pessoas vão se conscientizar de que vale a pena deixar o transporte individual em casa.” – disse Leandro Petrin, diretor da SATrans – Santo André Transportes, gerenciadora local.
Mesmo sendo ações realizadas após a data da pesquisa do Metrô, Petrin enumera como principais atrativos para o aumento no número de passageiros em Santo André, a adoção do Bilhete Único Andreense, das primeiras faixas exclusivas para ônibus, a renovação de parte da frota e a qualificação dos pontos de parada.
Novos ônibus, inclusive articulados, devem ser colocados em circulação ainda neste ano na Expresso Guarará, que opera na região de Vila Luzita, em Santo André.
Os ônibus municipais na Capital Paulista transportam 8% a mais em relação à pesquisa de 2007: com 7 milhões 740 mil viagens pro dia em média.
(Fonte da imagem: Reprodução Metrô)
O maior crescimento dos serviços de transportes coletivos foi da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos: 62% de 2007 para 2012, com média diária de 2 milhões 134 mil viagens.
O crescimento das viagens de Metrô foi de 45%, com média de 3 milhões 219 mil deslocamentos por dia.
Apesar dos aumentos dos serviços no transporte público, mais pessoas estão se deslocando por meios individuais motorizados, como carro e moto, na Grande São Paulo. O crescimento foi de 21% com 13 milhões 596 mil viagens diariamente.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.


Por: Igor Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário