sexta-feira, 5 de julho de 2013

Ônibus só a diesel serão coisa do passado em algumas décadas

TRANSPÚBLICO 2013: O ônibus caminha para o transporte limpo. Empresas já possuem ônibus e motores menos poluentes. Basta o poder público fazer sua parte.
(Fonte da Imagem: Alexandre Breda)
ADAMO BAZANI – CBN: Quando se fala em sustentabilidade, o poder público é um dos primeiros a estufar o peito e falar da importância da preservação da natureza. Mas na hora de tomar uma iniciativa, nem sempre é o pioneiro, para não dizer quase nunca.No mercado de ônibus é o que ocorre. Apesar de existirem algumas linhas de financiamento, algumas parcerias, ainda é muito pouco perto do que a indústria pode oferecer para que o transporte coletivo seja ainda mais sustentável.
Ainda mais porque mesmo movido a diesel, o ônibus já é uma solução para o meio ambiente. Ele pode transportar, em média, o equivalente ao que 40 carros e se for levada em conta a proporção por pessoa, para transportar um passageiro de ônibus gera-se de 17 a 34 vezes menos poluentes que se o transporte fosse feito de carro particular e moto.
Mas o ônibus pode ser ainda muito mais amigo do meio ambiente.
Além de linhas de financiamento, o poder público precisa, no entanto, oferecer uma estrutura mínima de rodagem. Corredores de ônibus são essenciais para veículos limpos. Mas eles podem circular fora de corredores também. Bastam que as ruas sejam minimamente bem asfaltadas. Afinal, o frotista não quer ver seu investimento num veículo que normalmente é mais caro ser estragado em buraqueiras nas ruas.
E as indústrias provam mais uma vez na Transpúblico 2013, feira de transportes e mobilidade, que ocorre até esta sexta-feira, no Expo Transamerica, que as opções de ônibus menos poluentes aumentam no mercado.
A Mercedes Benz mostrou uma solução economicamente viável para as empresas e que traz ganhos ambientais: um motor que funciona a diesel que segue às novas exigências de redução de poluentes e também a GNV – Gás Natural Veicular.
Trata-se do OM 926 LA biocombustível . O motor foi desenvolvido a partir do OM 926 LA de 6 cilindros e 7,2 litros, que atende à legislação Proconve P-7 (equivalente ao Euro 5), com o GNV sendo o principal combustível.
Além de admitir o diesel S 50 ou o diesel S 10, o motor pode trazer ainda mais ganhos ambientais ao poder usar diesel de cana de açúcar, ou misturas de biodiesel junto com o Gás Natural Veicular.
O Gás Natural é injetado no sistema coletor e eletronicamente que decide o momento propício de seu uso de acordo com as condições de operação.
O gerente de desenvolvimento de motores da Mercedes Benz, Gilberto Leal, diz que o uso do Gás Natural pode corresponder a 90% do funcionamento do motor com significativas reduções de poluentes.
“Sem grandes alterações no motor básico a diesel foi possível atingir até 90% de relação de substituição de diesel por GNV. Nesta proporção há uma redução de 18% nas emissões de CO2, um dos principais gases do efeito estufa, e ainda redução de cerca de 30% de material particulado”. – disse Gilberto Leal.
De acordo com a Mercedes Benz, as alterações das partes elétrica e eletrônica do ônibus foram pequenas para o funcionamento do motor flex. O sistema de redução catalítica seletiva para seguir as normas Euro V é o mesmo com a colocação de um catalisador de oxidação para redução de emissões de monóxido de carbono e metano.
O responsável pelo setor de ônibus na América Latina da Mercedes Benz, Ricardo José da Silva, disse que a atual conjuntura econômica e de produção da América Latina não permite ainda o uso só de GNV para motores de ônibus.
“O ônibus pode também funcionar só a diesel. É como se fosse um carro flex normal. Além do gerenciador eletrônico no automático, o operador pode escolher qual combustível usar. E sabemos que ainda há muitas oscilações quanto ao gás natural, sua produção e seu preço. Então, precisamos responder a estas duas demandas: a necessidade de transportes mais limpos mas ao mesmo tempo que passe segurança econômica para as empresas “ – disse Ricardo José da Silva.
Os ônibus com este tipo de motor devem começar a circular em 2015.
HÍBRIDO BR JÁ ESTÁ A DISPOSIÇÃO DO MERCADO:
Outra solução ambiental da Mercedes Benz já disponível para a venda está o Híbrido BR. Um ônibus com motores elétrico e a diesel, com tecnologia em série ou seriada, isto é, o motor diesel não é usado para movimentar o ônibus. Ele só gera energia para o motor elétrico ser responsável por toda tração do ônibus.
A Mercedes diz que o veículo traz diversas novidades em relação aos híbridos mais antigos. Inicialmente porque ele é 100% nacional. Ele foi desenvolvido em parceria com a Eletra, empresa de tecnologia de tração elétrica para ônibus pertencente ao Grupo da Viação ABC e Metra.
Para a Mercedes a parceria com a Eletra foi importante já que a empresa traz o desenvolvimento tecnológico e a experiência de operação nas ruas e corredores que o Grupo ABC possui.
Destaque também para as baterias que armazenam a energia que não é usada no momento da geração (como, por exemplo, com o sistema da frenagem regenerativa). Elas são mais simples e baratas, além de terem capacidade maior.
Segundo a Mercedes Benz, o Híbrido BR é pode reduzir em 95% a emissão local de materiais particulados e em 20% o consumo do diesel.

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

Por: Igor Dias

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