(Fonte da Imagem: UOL) |
Dados dos últimos aditamentos de contratos divulgados pela SPTrans, São Paulo Transportes, mostram que consórcios com maus serviços estão entre as melhores remunerações.
É o caso do Consórcio Leste 4, o mais problemático da cidade de acordo com a própria gerenciadora de transportes – SPTrans.
É a maior remuneração do sistema por passageiro transportado segundo os aditamentos de contratos de 2011 divulgados pela Prefeitura, sendo de R$ 2,6790. Parte deste valor se explica pelos investimentos realizados na renovação dos ônibus elétricos por uma das integrantes do Consórcio, a Ambiental Trans.
Mas a remuneração maior beneficia as outras companhias, como a empresa Novo Horizonte, considerada pela SPTrans a pior companhia de São Paulo em diversos aspectos, como operacionais, financeiros e judiciais.
Apesar de não receber pouco, a Novo Horizonte teve prejuízos de quase R$ 10 milhões entre 2011 e 2012 e lidera o ranking de reclamações e multas por maus serviços. De janeiro a metade de julho foram mais de 21 mil autuações que somaram cerca de R$ 10 milhões.
Enquanto o pior Consórcio de São Paulo receber a remuneração mais alta, uma das melhores áreas operacionais, segundo a SPTrans, o Consórcio Sete da Área Sudoeste, possui uma das menores remunerações por passageiros. A área tem condições de via melhores que da zona Leste, de uma maneira geral, mas os veículos são mais qualificados, havendo modelos novos de biarticulados por exemplo.
De acordo com o último aditamento de contrato divulgado pela SPTrans – São Paulo Transportes, a remuneração do Consórcio Sete é de R$ 1,8485 por passageiro transportado, bem menor que os R$ 2,6790 do Consórcio Leste 4.
Para corrigir esta distorção, especialistas apontam que os desempenhos de qualidade devem fazer parte também das contas de remuneração.
COOPERATIVAS QUEREM SE APROXIMAR DAS EMPRESAS:
A remuneração por passageiro transportado, concedida pela Prefeitura às empresas de ônibus e cooperativas de transportes, varia de acordo com os consórcios operacionais. Esta variação leva em conta itens como investimentos dos consórcios, gastos operacionais, tipos de linhas percorridas e extensão dos trajetos.
As cooperativas possuem uma remuneração menor, o que é alvo de queixas por parte dos operadores deste sistema, que cada vez mais transporta um número maior de pessoas.
As empresas têm em geral maior remuneração a cada passageiro atendido. De acordo com a SPTrans, a diferença se justifica pelos fatos de as empresas terem mais encargos tributários, operarem linhas mais extensas e ônibus maiores, que em tese dão mais gastos de manutenção e possuem maior consumo de combustível.
Os cooperados dizem que boa parte dos argumentos da SPTrans precisa ser revista, como a questão tributária. Eles concordam que as linhas das empresas são mais extensas, mas dizem que os veículos das cooperativas fazem mais viagens. A diferença do porte dos ônibus é consenso.
Os cooperados ainda dizem que não é pretensão deles receberem como as empresas, mas que precisam de uma correção nos valores.
EMPRESAS DE ÔNIBUS:
Consórcio Bandeirante de Transporte – Zona Noroeste – Área 1 – Verde Claro: R$ 1,9003 por passageiro transportado
Consórcio Sambaíba Transportes Urbanos- – Zona Norte – Área 2 – Azul Escuro: R$ 2,2368 por passageiro transportado
Consórcio Plus – Zona Nordeste – Área 3 – Amarela: R$ 2,6605 por passageiro transportado
Consórcio Leste 4 – Zona Leste – Área 4 – Vermelha : R$ 2,6790, sendo ampliada depois da colocação de 50 trólebus novos de 15 metros, com baterias para operação autônoma da rede aérea por cerca de sete quilômetros.
Consórcio Via Sul Transportes Urbanos – Zona Sudeste –Área 5 – Verde Escuro : R$ 2,2802 por passageiros transportado
Consórcio Unisul – Zona Sul – Área 6 – Azul Claro: R$ 2, 1071 por passageiro transportado
Consórcio Sete – Zona Sudoeste – Área 7 – Vinho: R$ 1,8485 por passageiro transportado
Consórcio Sudoeste de Transporte – Zona Oeste – Área 8 – Cor Laranja: R$ 1,7851
COOPERATIVAS – SUBSISTEMA LOCAL – PERMISSÃO
Consórcio Transcooper Fênix – Zona Noroeste – Área 1 – Verde Claro: R $ 1,350 por passageiro
Consórcio Transcooper Fênix – Zona Norte – Área 2 – Azul Escuro: R$ 1,3701 por passageiro
Consórcio Cooperativa Nova Aliança/Paulistana –Zona Nordeste – Área 3 – Amarela: R$ 1,4180 por passageiro
Consórcio Cooperativa Transcooper – Zona Leste – Área 4 – Vermelha : R$ 1,481 por passageiro
Consórcio Cooperativa Aliança Cooperpeople – Zona Sudeste –Área 5 – Verde Escuro : R$ 1,35 por passageiro
Consórcio Cooperativa Autho Pam – Zona Sul – Área 6 – Azul Claro: R$ 1,4294 por passageiro
Consórcio Cooperativa Autho Pam – Zona Sudoeste – Área 7 – Vinho: R$ 1,6175 por passageiro
Consórcio Cooperativa Unicoopers – Zona Oeste – Área 8 – Cor Laranja: R$ 1,7599 por passageiro
Adamo Bazani, jornalista da Ràdio CBN, especializado em transportes.
Fonte: Blog Ponto de Ônibus
Por: Daniel Santana
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