domingo, 8 de setembro de 2013

Maioria das ligações intermunicipais será feita por corredor de ônibus, diz governo de São Paulo

Corredor de ônibus ABD tem aprovação superior ao do metrô. Meta do Governo do Estado é fazer com que a maior parte das linhas de ônibus intermunicipais circule por corredores exclusivos.
(Fonte da Imagem: Adamo Bazani)
ADAMO BAZANI – CBN: Os corredores de ônibus em nenhuma hipótese tiram a importância do metrô pesado e dos trens suburbanos. Mas integrados a estes meios de transportes são considerados em todo o mundo, pelos mais renomados especialistas e gestores, como soluções para deixar eficiente o ir e vir das pessoas.
O Governo do Estado de São Paulo tem se atentado a isso para melhorar a locomoção entre as cidades de regiões metropolitanas.
Até 2025, a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – tem a meta de fazer com que 67% das viagens intermunicipais por ônibus sejam feitas em corredores. Com isso, seria possível diminuir o tempo de deslocamento e exigir qualidade superior dos ônibus.
Hoje apenas 17% das viagens metropolitanas são realizads em corredores, sendo que boa parte deste percentual é no Corredor ABD, que liga São Mateus, na Zona Leste de São Paulo, ao Jabaquara, na zona Sul da Capital Paulista, passando por Santo André, Mauá, São Bernardo do Campo e Diadema.
Segundo pesquisa da ANTP – Associação Nacional dos Transportes Públicos, os serviços neste corredor no passado tiveram aprovação de 79% enquanto 74% foi o índice de satisfação dos passageiros do metrô de São Paulo.
Com recursos de quase dois bilhões de reais, a meta do Governo do Estado é criar 120 quilômetros de corredores de ônibus, que atenderiam nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista, 750 mil passageiros por dia.
Destes 120 quilômetros, 60 devem ser inaugurados até a metade do ano que vem.
Cidades como Guarulhos e Itapevi seriam interligadas a Capital Paulista por corredores, de acordo com a EMTU.
Há também projetos de integrar os serviços metropolitanos nos corredores, às redes municipais de ônibus.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

Fonte: Blog Ponto de Ônibus

Por: Daniel Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário