domingo, 12 de abril de 2015

Site informa horários de linhas metropolitanas e municipais de cidades vizinhas de Curitiba

Passageiros da região metropolitana de Curitiba podem consultar horários de linhas de cada cidade pela internet.
(Fonte da imagem: Adamo Bazani - Blog Ponto de Ônibus)
ADAMO BAZANI – CBN: Passageiros que precisam saber dos horários das linhas de ônibus que servem as cidades vizinhas de Curitiba podem entrar no site da Metrocard, empresa responsável pela bilhetagem dos ônibus da região.
A vantagem é que além de saber dos horários dos ônibus metropolitanos integrados ou não que ligam as cidades à capital Curitiba, é possível saber das partidas dos ônibus que circulam apenas dentro de cada município.
Para isso, é necessário ir no ícone “Horários” e clicar em “Consulta de horários de ônibus metropolitanos”. Em seguida, escolha as opções de cidades divididas da seguinte maneira: Almirante Tamandaré, Araucária e Contenda, Campo Largo, Campo Magro, Colombo, Fazenda Rio Grande e Mandirituba, Pinhais, Piraquara, Quatro Barras e Campina Grande do Sul, Rio Branco do Sul, São José dos Pinhais.
Ao selecionar a cidade, o passageiro vai ter acesso à lista de linhas. Basta escolher a linha desejada. O site informa os horários de dias úteis, sábados, domingos e feriados.
O site da Metrocard foi reformulado recentemente para deixar a “navegação” mais simples e as consultas mais rápidas.
Pela página, é possível também comprar créditos, tirar dúvidas e ter acesso às legislações referentes aos transportes. Em “contato”, o passageiro pode apresentar sugestões e registrar reclamações sobre os serviços de bilhetagem.
Há também o contato de cada uma das empresas de ônibus que prestam serviços na região metropolitana de Curitiba: Antonina (Almirante Tamandaré), Araucária (Araucária), Campo Largo (Campo Largo), Castelo Branco (Quatro Barras), Colombo (Colombo), Graciosa (Curitiba), Marumbi (Curitiba), Leblon (Fazenda Rio Grande), Piraquara (Piraquara), Reunidas (Curitiba), Viação Sul (Curitiba).
Já o link “Dúvidas” esclarece os principais pontos sobre a bilhetagem na região metropolitana de Curitiba em forma de perguntas e respostas.
O site é: http://www.cartaometrocard.com.br/
SEPARAÇÃO DOS SISTEMAS:
Anteriormente, muitas destas informações constavam no site da Urbs – Urbanização de Curitiba S.A., empresa da prefeitura da capital paranaense, que era responsável pelo gerenciamento dos serviços da RIT – Rede Integrada de Transporte.
Desentendimentos de ordem política entre o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), e o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), representaram um grande baque na RIT. O centro do desentendimento foram os financiamentos das integrações entre as linhas metropolitanas e municipais de Curitiba.
A gestão dos recursos destes dois tipos de linhas foi separada e houve encurtamentos de trajetos de serviços metropolitanos, além da implantação de bilhetes separados para os dois sistemas.
O site da Urbs não trazia, entretanto os horários das linhas internas de outras cidades além de Curitiba, apenas as metropolitanas.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.


Por: Daniel Santana

Nenhum comentário:

Postar um comentário