quarta-feira, 29 de outubro de 2014

ABC perde um dos pioneiros dos transportes da região

ABC Paulista perde um dos pioneiros dos transportes da região.Morreu aos 87 anos de idade o empresário Sebastião Passarelli. Ele é de uma geração na qual o investidor de transportes era acima de tudo um visionário e um desbravador.
(Fonte da imagem: Antônio Moreira)
ADAMO BAZANI – CBN: Morreu nesta terça-feira, dia 28 de outubro de 2014, o empresário de ônibus Sebastião Passarelli, aos 87 anos de idade.Considerado um dos pioneiros do setor de transportes coletivos do ABC Paulista, ele e a família fundaram ou atuaram em empresas tradicionais da região e da capital como Viação São Lucas, Viação São Victor, Viação São Luis, Empresa Auto Ônibus Circular Humaitá, Viação Campestre, Viação Bartira, E.A.O.S.A.- Empresa Auto- Ônibus Santo André -, Viação Ribeirão Pires, Viação Barão de Mauá, Viação Santa Terezinha, Viação São Camilo, Penha, Viação Tucuruvi, Viação Santa Paula, Viação São José, Expresso Guarará, entre outras.
Atualmente, ele dirigia as empresas Expresso Guarará, que opera no sistema de Vila Luzita, em Santo André, e Viação São José de Transportes Ltda com linhas intermunicipais entre as cidades de Santo André e São Caetano do Sul.
Passarelli estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, na Capital Paulista, onde foi operado após uma fratura no fêmur.
O velório ocorre até às 10 horas desta quarta-feira na capela do hospital e o enterro será às 11 horas no Cemitério de Congonhas.
A família de Sebastião Passarelli era dedicada aos transportes de cargas e passageiros desde os anos de 1930. O pai do empresário, em 1938, fundou a primeira linha de ônibus, época das jardineiras entre São José do Rio Preto e Araçatuba.
O primeiro negócio de Passarelli no ABC Paulista foi em 1960, quando comprou a Viação São Lucas, que ligava o ABC Paulista às regiões da Vila Industrial e Parque Dom Pedro II, na capital.
Ele iniciou a carreira numa época na qual os empresários faziam de tudo e eram desbravadores. Enfrentavam lama, ruas de terra, os veículos eram de baixa tecnologia e eles dirigiam, cobravam, consertavam os veículos e administravam o negócio.
A última aparição de Passarelli à imprensa foi justamente à reportagem do Blog Ponto de Ônibus / CBN, quando apresentou em 20 de agosto deste ano em primeira mão, 15 ônibus zero quilômetro da nova geração do modelo Torino, da Marcopolo, para as linhas municipais de Santo André da Expresso Guarará.
Em 2009, Passarelli, na comemoração de oito anos do Terminal de Vila Luzita, contou sua história que revela vários fatos da memória dos transportes e consequentemente das cidades e das conjunturas políticas e econômicas, já que o setor está presente no dia a dia das pessoas e dos grandes fatos da sociedade.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.


Por: Igor Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário