segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Protesto é marcado em Mauá pela falta de qualidade no transporte e pela tarifa alta

Mauá promete protestar contra aumento de tarifa e falta de qualidade dos serviços de ônibus. Troca de empresa também revolta ainda população.
(Fonte da imagem: ilustração Revolução Mauá)
ADAMO BAZANI - CBN: A falta de qualidade nos transportes de Mauá, na Grande São Paulo, e o aumento do valor da passagem de R$ 3,00 para R$ 3,50, causam descontentamento nos passageiros e grupos de movimentos sociais que prometem para esta quarta-feira, dia 07 de janeiro, às 17 horas, uma manifestação em frente à estação de trens da cidade.Os passageiros reclamam que não é justo uma cidade como Mauá, com linhas de até 16 quilômetros e poucas integrações (o desconto com a CPTM é só de 50 centavos por viagem e a bilhetagem eletrônica chamada SIM apresenta falhas) ter o mesmo valor de São Paulo, que tem linhas maiores com até 100 quilômetros de extensão, várias integrações com possibilidade de uso de quatro ônibus em três horas, veículos mais novos e maior desconto no uso conjunto com a CPTM e Metrô.
As mudanças nos transportes da cidade promovidas pela prefeitura também causaram descontentamento.
No ano retrasado, a administração descredenciou as duas empresas de ônibus, Viação Cidade de Mauá, e Leblon Transporte de Passageiros, por supostas consultas aos dados de bilhetagem eletrônica sem autorização. A própria procuradora da prefeitura recomendou uma nova sindicância, o que não foi seguido pelo prefeito Donisete Braga e o então secretário de mobilidade urbana, Paulo Eugênio Pereira. O caso ainda é debatido na Justiça.
A Viação Cidade de Mauá, de Baltazar José de Souza, continuou operando por mais um ano depois do descredenciamento. A Leblon, que não pertence aos grupos empresariais de ônibus do ABC, foi retirada de imediato.
O monopólio dos transportes, que era do grupo dos empresários mineiros, foi retomado com a Suzantur, contratada emergencialmente pela prefeitura, sendo declarada vencedora numa licitação que só reuniu quatro interessados pertencentes a três grupos empresariais.
A Suzantur ocupa uma garagem de propriedade do empresário Baltazar José de Sousa e opera com ônibus usados da Viação Estrela de Mauá, fundada por Baltazar e que desde 2010 tentavas tirar a Leblon das operações.
Passageiros dizem que as mudanças feitas pela prefeitura pioraram os transportes em Mauá até agora. A renovação de frota prometida para dezembro não foi completa. O prefeito prometeu a troca de 248 ônibus, mas só foram colocados 70 veículos novos. Há vários com vários anos de uso e sem acessibilidade. A outra empresa Leblon tinha frota nova e todos os ônibus acessíveis.
Os intervalos ainda são longos e as quebras de ônibus por causa de falta de manutenção também são comuns.
A prefeitura promete melhorias para 2015 e a entrega de um plano de mobilidade para março e negou perseguição ao Grupo Leblon de Transportes, do Paraná.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.


Por: Igor Dias

Nenhum comentário:

Postar um comentário