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(Fonte da imagem: Adamo Bazani) |
Essa é a nova aposta da prefeitura de São Paulo para tentar diminuir o conflito entre transporte coletivo e transporte individual no espaço urbano.
O sistema denominado “queue jump” (fura-fila, mas sem relação com o projeto de corredor de ônibus suspenso na época de Maluf e Pitta) consiste em ter um semáforo só para a faixa ou corredor de ônibus e outro para os carros, caminhões e motos no mesmo cruzamento.
A sinalização semafórica dá preferência para os ônibus e “abre” dez segundos antes para o transporte coletivo.
Com isso, segundo estima a prefeitura de São Paulo, devem ser reduzidos os “entrelaçamentos”entre ônibus nas faixas e carros que precisam fazer conversões.
Estes encontros de veículos diferentes prejudica a velocidade dos diferentes meios de transporte, na avaliação da prefeitura. Aparentemente, o tempo que os carros vão perder saindo depois no cruzamento, o motorista vai ganhar por evitar o “entrelaçamento”.
O sistema deve ser testado inicialmente na Rua Clélia, na Lapa. As faixas não foram implantadas uniformemente. Segundo a prefeitura de São Paulo, por causa das condições da via, as faixas ficam à direita em alguns trechos e à esquerda em outros.
A partir do cruzamento com a Rua Crasso, a faixa muda da direita para a esquerda, fazendo um “nó” no tráfego.
A faixa que fica à direita vai ser ampliada até a Rua Tibério, onde será instalado a título de testes o semáforo “queue jump”.
A CET diz que hoje para mudar do lado de faixa, os ônibus circulam cerca de 200 metros. Com o equipamento, saindo dez segundos na frente, a mudança de lado pode ser feita de forma imediata.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes
Com informações de O Estado de São Paulo.
Fonte: Blog Ponto de Ônibus
Por: Daniel Santana
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