![]() |
(Fonte da Imagem: Adamo Bazani) |
O Governo do Estado de São Paulo tem se atentado a isso para melhorar a locomoção entre as cidades de regiões metropolitanas.
Até 2025, a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos – tem a meta de fazer com que 67% das viagens intermunicipais por ônibus sejam feitas em corredores. Com isso, seria possível diminuir o tempo de deslocamento e exigir qualidade superior dos ônibus.
Hoje apenas 17% das viagens metropolitanas são realizads em corredores, sendo que boa parte deste percentual é no Corredor ABD, que liga São Mateus, na Zona Leste de São Paulo, ao Jabaquara, na zona Sul da Capital Paulista, passando por Santo André, Mauá, São Bernardo do Campo e Diadema.
Segundo pesquisa da ANTP – Associação Nacional dos Transportes Públicos, os serviços neste corredor no passado tiveram aprovação de 79% enquanto 74% foi o índice de satisfação dos passageiros do metrô de São Paulo.
Com recursos de quase dois bilhões de reais, a meta do Governo do Estado é criar 120 quilômetros de corredores de ônibus, que atenderiam nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas e Baixada Santista, 750 mil passageiros por dia.
Destes 120 quilômetros, 60 devem ser inaugurados até a metade do ano que vem.
Cidades como Guarulhos e Itapevi seriam interligadas a Capital Paulista por corredores, de acordo com a EMTU.
Há também projetos de integrar os serviços metropolitanos nos corredores, às redes municipais de ônibus.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.
Fonte: Blog Ponto de Ônibus
Por: Daniel Santana
Nenhum comentário:
Postar um comentário