(Fonte da imagem: Ônibus Brasil/Luiz Henrique Fornazari Toledo) |
Funcionários da Viação São José, que opera viagens de ônibus entre São Caetano e Santo André, pararam por quase uma hora na tarde desta terça-feira (27/09). O motivo é a desistência da empresas de operar três linhas entre os municípios (043; 043BI1 – Represa; e 194 – Cata Preta). A viação pertence ao mesmo grupo empresarial que responde pela Expresso Guarará, que na última semana anunciou o cancelamento de contrato com a Prefeitura de Santo André na administração de 15 itinerários municipais.
Os trabalhadores voltaram aos trabalhos por vota das 15h após reunião com o Sintetra (Sindicato dos Rodoviários). Conforme a entidade, os funcionários temiam que uma nova empresa assumisse as viagens já neste fim de semana. Conforme o diretor do sindicato, José Souza Araújo Neto, o Califa, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) fechou contrato emergencial com a Transbus. “Porém, garantimos aos trabalhadores que isso não vai acontecer no fim de semana. Vamos garantir que essas linhas sigam pelos funcionários da São José nesse período e vamos conversar com a EMTU essa questão”, confirmou Califa.
Após meses de problemas financeiros, com atraso de salários, a Expresso Guarará encerrou o contrato com a Prefeitura de Santo André na última quinta-feira (22). A empresa também pretendia encerrar as operações no fim de semana, porém, deve aguardar uma posição da administração municipal. Contudo, o Sintetra informou que a Suzantur, que já opera em Mauá, deve assumir de forma emergencial as 15 viagens que estava sob comando da Guarará.
Em nota, a EMTU informou que "a partir do próximo sábado (01/10), a EMTU/SP providenciará uma operação emergencial para atender aos 9 mil usuários que utilizam diariamente três linhas metropolitanas entre Santo André e São Caetano - 043, 043BI1 e 194 - que atualmente são de responsabilidade da Viação São José. A operação terá participação de empresas permissionárias que já atendem ao transporte intermunicipal da região. A decisão foi tomada para que o atendimento não seja interrompido, após a Viação São José ter comunicado oficialmente a esta gerenciadora que só vai operar os três serviços até a próxima sexta-feira (30/09)."
A SATrans finaliza os detalhes do convite, que serão enviados nesta quarta-feira, dia 28 de setembro, para as empresas que operam no Grande ABC. A empresa receberá até a próxima segunda-feira, dia 3 de outubro, as propostas para análise, para que uma nova empresa comece atuar no dia 8 de outubro. Vale lembrar que a população não será prejudicada durante este processo e, concomitante, a Prefeitura mantém diálogo aberto com o sindicato da categoria (Sintetra) e a empresa, para o cumprimento dos direitos trabalhistas dos funcionários.
A SATrans disponibiliza canais de atendimento para a população, informando sobre este momento de transição da empresa, por meio do whatsapp do transporte, no 94701-3046 (apenas mensagens), no telefone 4468-4210, do setor de monitoramento, das 8h às 12h e das 13h às 17h, além do 0800-0191944 e redes sociais da Prefeitura e SATrans.
Fonte: ABCD MAIOR
Por: Igor Dias