![]() |
(Fonte da imagem: Felipe Pessoa de Albuquerque) |
O último reajuste foi aplicado em 2011 e aumento está abaixo do índice acumulado de inflação.
Mesmo assim, a prefeitura diz que vai exigir contrapartidas das empresas vencedoras da mais recente licitação que dividiu o sistema em três lotes.
Até o final de janeiro devem ser colocados 700 ônibus zero-quilômetro. O edital prevê 2 mil 500 ônibus novos de um total de três mil na cidade. Os 1 mil 800 restantes serão substituídos à medida que a idade útil da atual frota for alcançando dez anos.
O poder público também exige a instalação de GPS nos ônibus com a possibilidade de os passageiros poderem consultar por aplicativos a localização do coletivo e a previsão do tempo de chegada em determinado ponto de parada. Está também nos planos da prefeitura a instalação de totens eletrônicos para informar sobre as linhas que passam pelo local e o tempo de espera.
Além disso, devem ser retornados os serviços de micro-ônibus executivos com padrão de poltronas rodoviárias e ar-condicionado.
Depois da licitação, o sistema de Salvador foi dividido pelos seguintes consórcios:
– Subúrbio: região atendida pelo Consórcio Plataforma, formado pelas empresas Praia Grande, Axé, Boa Viagem e Joevanza. A cor dos ônibus será amarela. A outorga paga pelas empresas foi de R$ 35 milhões 480 mil.
– Centro ou “miolo” de Salvador: área atendida pelo Consórcio Ótima, formado pelas empresas São Cristóvão, Expresso Vitória, Modelo, RD, Transporte Sol, Triunfo, União e Unibus Bahiax. Os ônibus serão de cor verde. A outorga paga pelas empresas foi de R$ 86 milhões 377 mil.
– Orla: região operada pelo Consórcio Salvador Norte composto pelas empresas BTU, ODM, Verde Mar e Viação Rio Verde. A cor dos ônibus será azul. A outorga para operação foi de R$ 57 milhões 899 mil.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.
Fonte: Blog Ponto de Ônibus
Por: Daniel Santana
Nenhum comentário:
Postar um comentário