![]() |
(Fonte da imagem: Divulgação Scania) |
O biometano é um combustível obtido pela limpeza e purificação do biogás, que é produzido na decomposição de material orgânico em aterros sanitários, resíduos em água ou mesmo da criação de animais.
É considerado uma alternativa ao gás natural veicular tradicional.
O ônibus segue o padrão de restrição de emissões de poluentes Euro 6. No Brasil, desde 2012 está em vigor as normas baseadas no padrão Euro 5.
O gás biometano é menos poluente que o diesel convencional. A aplicação num motor Euro 6 não traz apenas benefícios ambientais, mas também de aproveitamento de energia e economia, mais significativos que o Euro 5.
O ônibus já foi testado em Bogotá, na Colômbia, onde as condições de tráfego por causa do relevo e da altitude exigem melhor desempenho do motor. O veículo foi fabricado na sede da Scania, na Suécia.
O biometano que será usado no ônibus é produzido na Granja Haaacke, que possui cerca de 80 mil galinhas e 760 bovinos. A capacidade de geração de gás é de 960 metros cúbicos por dia.
Em nota, a Scania explica as parcerias firmadas para o projeto:
“Este projeto é fruto da parceria entre a ITAIPU Binacional, a Fundação Parque Tecnológico Itaipu, a Scania do Brasil, a Granja Haacke e o Centro Internacional de Energias Renováveis-Biogás/CIBiogás-ER. A proposta do projeto é demonstrar a viabilidade da mobilidade a biometano obtido a partir da purificação do biogás gerado em uma atividade de produção de alimentos. Ele pode ser um combustível não convencional de alto valor para o setor de transporte, tanto em operações rurais, na movimentação da produção em tratores e caminhões, quanto na mobilidade urbana, em ônibus, caminhões de coleta de lixo, de entrega de produtos, entre outras aplicações. O ônibus Scania atende normativa Euro 6, tem 15 metros de comprimento, capacidade para 120 passageiros e dois eixos articulados de direção. “
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.
Fonte: Blog Ponto de Ônibus
Por: Daniel Santana
Nenhum comentário:
Postar um comentário